Vereador de Pauini pede a volta das Farmácia Básica dentro de UBSs

Foto: Divulgação

O vereador do município de Pauini, distante 928 km da Capital Manaus, Nonato Germano (MDB), pede a volta das farmácias que eram instaladas dentro das UBS’s, que segundo o vereador há uma grande desnecessidade e falta de respeito com os usuários de centralizar a farmácia básica descumprindo o direito do cidadão do SUS.


A Farmácia Central inaugurada no mês de agosto vem trazendo preocupação aos idosos, deficiente e grávidas. A questão traz desconforto e gera despesas a pacientes com a locomoção da UBS até a Central de Medicamentos, que está sem estrutura adequada para o atendimento de três Unidades Básicas de Saúde de uma vez.

O Sistema Único de Saúde possui como porta de entrada a Unidade Básica de Saúde (UBS), nela, o usuário é primeiramente atendido e, quando possível, seu problema pode e deve ser resolvido naquele local. Uma das formas de resolução consiste na dispensação de medicamentos essenciais voltados para a assistência ambulatorial.

As UBS’s da cidade dispõem de farmácia para pronto atendimento em função da nova visão de atenção à saúde e de sua relação direta com a atenção farmacêutica, além da presença em número reduzido de profissionais farmacêuticos nas farmácias do sistema público de saúde.

Nonato Germano pede ao Poder Público que as farmácias voltem para as UBS’s do município para que não haja  prejuízo aos usuários do SUS.

Artigo anteriorApós viagem ao México, Lula pode visitar Manaus
Próximo artigoInscrições do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, termina nesta terça, 04

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui