

No dia em que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou os 40 anos de existência da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, em sessão realizada ontem (09), a vereadora Socorro Sampaio (PP), participou da solenidade de autoria da vereadora Professora Jacqueline (PPS), e parabenizou a instituição, que é considerada referência nacional e internacional, pelos relevantes serviços prestados a saúde da população do Amazonas no combate a malária, dengue, meningite, além da prevenção e diagnóstico dos casos de HIV/AIDS.
Segundo Socorro Sampaio, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado é uma instituição que enche de orgulho o Estado do Amazonas. Ela disse que o órgão foi pioneiro no combate à malária no Brasil, além de contribuir no desempenho estratégico no combate ao vírus HIV/AIDS.
“A Fundação de Medicina Tropical há 40 anos presta um serviço importante para a saúde da nossa cidade na área da pesquisa, diagnóstico e tratamento das doenças tropicais com profissionais extremamente preparados. É uma instituição respeitada pela sociedade e que serve de referência no Brasil e no exterior”. Aqui em Manaus ela atende a população vítima de ataques de animais peçonhentos, pessoas doente com meningite, malária entre outras doenças, destacou a parlamentar do Partido Progressista.
A presidente da Fundação de Medicina Tropical, doutora Graça Alecrim que já foi vereadora da CMM e médica da Casa, agradeceu a homenagem e pediu que as pessoas tivessem mais consciência na prevenção contra a AIDS. Ela destacou que 80% dos atendimentos na instituição são pessoas infectadas com o vírus HIV.
“Atualmente a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado é conhecida a nível nacional e internacional. Hoje temos a residência em pediatria que é uma área carente em nosso Estado, em hepatologia entre outras. Temos um desafio muito grande que não é somente da Fundação, mas de todos os brasileiros que e controlar a epidemia de HIV/DSTAIDS que é uma situação complexa. Mais de 80% dos nossos pacientes internados são pessoas convivendo com o vírus HIV que apesar do tratamento não tem cura e a melhor prevenção ainda é o uso do preservativo. Lá temos crianças, jovens e idosos adoecendo de HIV/AIDS. O apelo que faço a essa Casa é que ela leve a população e nos ajude a divulgar e a prevenir a população contra o problema do HIV/AIDS”, afirmou Alecrim.