Vereadora destaca trabalho da FMTHVD, durante homenagem na Câmara Municipal

Vereadora Socorro Sampaio/Foto: Tiago Correa
Vereadora Socorro Sampaio/Foto: Tiago Correa
Vereadora Socorro Sampaio/Foto: Tiago Correa

No dia em que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou os 40 anos de existência da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, em sessão realizada ontem (09), a vereadora Socorro Sampaio (PP), participou da solenidade de autoria da vereadora Professora Jacqueline (PPS), e parabenizou a instituição, que é considerada referência nacional e internacional, pelos relevantes serviços prestados a saúde da população do Amazonas no combate a malária, dengue, meningite, além da prevenção e diagnóstico dos casos de HIV/AIDS.

Segundo Socorro Sampaio, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado é uma instituição que enche de orgulho o Estado do Amazonas. Ela disse que o órgão foi pioneiro no combate à malária no Brasil, além de contribuir no desempenho estratégico no combate ao vírus HIV/AIDS.
“A Fundação de Medicina Tropical há 40 anos presta um serviço importante para a saúde da nossa cidade na área da pesquisa, diagnóstico e tratamento das doenças tropicais com profissionais extremamente preparados. É uma instituição respeitada pela sociedade e que serve de referência no Brasil e no exterior”. Aqui em Manaus ela atende a população vítima de ataques de animais peçonhentos, pessoas doente com meningite, malária entre outras doenças, destacou a parlamentar do Partido Progressista.


A presidente da Fundação de Medicina Tropical, doutora Graça Alecrim que já foi vereadora da CMM e médica da Casa, agradeceu a homenagem e pediu que as pessoas tivessem mais consciência na prevenção contra a AIDS. Ela destacou que 80% dos atendimentos na instituição são pessoas infectadas com o vírus HIV.

“Atualmente a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado é conhecida a nível nacional e internacional. Hoje temos a residência em pediatria que é uma área carente em nosso Estado, em hepatologia entre outras. Temos um desafio muito grande que não é somente da Fundação, mas de todos os brasileiros que e controlar a epidemia de HIV/DSTAIDS que é uma situação complexa. Mais de 80% dos nossos pacientes internados são pessoas convivendo com o vírus HIV que apesar do tratamento não tem cura e a melhor prevenção ainda é o uso do preservativo. Lá temos crianças, jovens e idosos adoecendo de HIV/AIDS. O apelo que faço a essa Casa é que ela leve a população e nos ajude a divulgar e a prevenir a população contra o problema do HIV/AIDS”, afirmou Alecrim.

Artigo anteriorAbdala Fraxe: CPI da Pedofilia terá ‘pirotecnia zero, trabalho técnico 100’
Próximo artigoTraficantes são presos na Matinha após denúncia ao Caravana nas Escolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui