Vereadora quer prioridade para creches e bolsas pós-graduação

Vereadora Rosi Matos (PT)
Vereadora Rosi Matos (PT)
Vereadora Rosi Matos (PT)

Priorizar um programa de concessão de bolsas de estudo de pós-graduação e esquecer-se de uma ação tão relevante voltada para a mesma política pública educacional que é a construção de creches, fez com que a vereadora Rosi Matos (PT), em seu pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira (28), expusesse sua opinião e indignação às medidas consideradas prioritárias pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM).


“Se o projeto de concessão de bolsas é de extrema relevância para o desenvolvimento da educação na capital do estado, a construção de creches que foi prometida durante a campanha do atual Prefeito de Manaus, deixou de ser importante?”. Esse é um dos questionamentos levantados pela vereadora Rosi Matos, a qual enfatiza também o abandono de creches pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A parlamentar prosseguiu o discurso dizendo que o ensino básico e o fundamental, de responsabilidade constitucional do Município, são secundarizados pela PMM, citando a realização de aulas do ensino fundamental em prédios alugados e inadequados para o ensino, a falta de merenda escolar em várias escolas municipais, dentre outras situações de descaso que diz respeito à educação.

“Sim, é importante que jovens e adultos tenham oportunidades, como o Programa de concessão de bolsas de estudo de Pós–Graduação, mas também é importante lembrar que a formação de um adulto é fruto de uma educação proporcionada ainda criança. É da fase infantil à fase adulta que devemos contribuir para um futuro melhor”, disse Rosi Matos.

Rosi Matos deixa claro que não se opõe ao Projeto, muito embora lamente o descaso da Prefeitura de Manaus em não prosseguir com este mesmo comprometimento quanto à criação de mais creches na cidade, pois das 120 creches afirmadas em campanha pelo Prefeito, somente seis foram licitadas e poucas estão em construção.

No bairro Zumbi 3, por exemplo, iniciaram a construção de duas creches, no entanto, as obras foram abandonadas e outras demolidas. Diante da gravidade da situação, não houve respeito por parte da Semed de pelo menos dar uma satisfação às mães da comunidade do Zumbi 3 e entorno.

Texto e foto: Suzy Figueiredo

Artigo anteriorProjetos vão investir 650 milhões em fabricação de celulares no Polo Industrial de Manaus
Próximo artigoPraciano de novo, vota contra proposta da presidente Dilma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui