Vereadora Rosi Matos apresenta nove emendas à LOMAM, essa semana

Vereadora Rosi Matos apresenta 09 emendas nessa segunda-feira, 14, na CMM.
Vereadora Rosi Matos apresenta 09 emendas nessa segunda-feira, 14, na CMM.
Vereadora Rosi Matos apresenta 09 emendas nessa segunda-feira, 14, na CMM.

A vereadora Rosi Matos (PT) apresentou nove emendas à LOMAM, em sua maioria, voltadas à qualificação da sociedade civil e dos seguimentos profissionais no Conselho Municipal de Contribuintes, bem como, o critério de gestão dos conselhos, coleta seletiva de lixo e mais rigidez aos que cometem danos ao meio ambiente.


Uma das emendas, a Emenda Nº. 027/2013 modifica o Art.133 da Lomam, preservando a autonomia do Prefeito em realizar periodicamente, a atualização da base de cálculo dos tributos municipais, entretanto, ouvindo o Conselho Municipal de Contribuintes (CMC).

 

Com o objetivo de qualificar a representação da sociedade civil nos organismos consultivos do município, a Emenda Nº. 028/2013 sugere alterar o mesmo artigo da Lei, promovendo o revezamento na presidência do Conselho Municipal de Contribuintes, entre membros indicados pelo Prefeito e os representantes dos contribuintes a cada dois anos.

 

A Emenda Nº. 030/2013 altera o Inciso I do Art. 132, garantindo que a metade (50%) dos membros do CMC sejam indicados pelo Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos do Município de Manaus, pelo Conselho Regional de Economia e pelo Conselho Regional de Contabilidade.

 

Outra proposta, apresentada através da Emenda Nº. 031/2013 extingue o Inciso VIII, do Art. 306, que prevê a instalação de 46 mil coletores de lixo seletivo, em Manaus. Em números atualizados, corresponde a instalação um coletor (lixeira) para cada dez residências. A extinção do inciso se justifica em razão da inviabilidade de efetivação da lei. Uma vez que, seu cumprimento, considerando a realidade financeira (atual) do Município, demandaria um custo estratosférico com a aquisição de coletores. Aumentando, assim, os gastos com manutenção dos coletores, mais recursos humanos e estrutura de veículos para realização da coleta diária, além de outros investimentos.

Através da Emenda N⁰032/2013, a vereadora Rosi Matos propõe mais rigidez àscondutas e atividades lesivas ao meio ambiente, sugerindo punição aos infratores que ficarão sujeitos às sanções administrativas, estabelecidas em lei, multas diárias e progressivas. Mesmo no caso de continuidade da infração ou, reincidência (incluídas a redução do nível de atividade e a interdição) obrigando os infratores restaurarem os danos causados.

 

O conjunto das nove emendas, na visão da Vereadora Rosi Matos, representa um esforço legislativo de contribuir com a atualização, democratização, aperfeiçoamento da Lei e o avanço da Lomam, para que a mesma atenda, cada vez mais, aos interesses de toda a sociedade manauara.

(Assessoria da vereadora Rosi Matos)

Artigo anteriorA CBF está blindada
Próximo artigoIFAM oferece curso gratuito de informática básica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui