Vila Olímpica de Manaus reabre pista de atletismo com Sandro Viana

Nova pista de atletismo da Vila Olímpica/Foto: Isaac Junior
Nova pista de atletismo da Vila Olímpica/Foto: Isaac Junior
Nova pista de atletismo da Vila Olímpica/Foto: Isaac Junior

O evento comemorativo ao Dia Mundial do Atletismo, que marca a reabertura da pista de atletismo da Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa, em Manaus, amanhã, sexta-feira (08), às 16h00, será aberto, oficialmente, com a final dos 100 metros rasos, com destaque para o velocista e medalhista olímpico Sandro Viana, que treina em São Paulo e utilizará o torneio para tentar melhorar o seu ranking na prova.
As outras provas que dão o pontapé inicial do torneio são as finais do salto triplo, lançamento do dardo e arremesso do peso, todas no masculino. As primeiras competições femininas começam às 16h45, com a final dos 100 metros rasos (ver quadro a baixo).


A programação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 6, pela Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam), que realiza o evento em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Fundação Vila Olímpica (FVO) e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

De acordo com o presidente da FVO, Aly Almeida, a reabertura da pista será uma grande festa para o esporte amazonense, com a presença de atletas, estudantes das escolas públicas e alunos da escolinha de atletismo, que, atualmente, conta com aproximadamente 60 integrantes e tem a oportunidade de voltar a treinar no local após dois anos.

“Os atletas da escolinha correrão 50 metros, logo na solenidade de abertura, que também terá uma homenagem simbólica ao Sandro Viana”, informou o diretor-presidente da FVO, Aly Almeida.

Atualmente, o velocista Sandro Viana treina em São Paulo, em preparação para o Troféu Brasil de Atletismo. O torneio será disputado no período de 14 a 17 deste mês, na cidade de São Bernardo do Campo (SP).

Além de Sandro, outra presença confirmada na Vila Olímpica de Manaus é Alexon Maximiano, bronze no lançamento do dardo no Pan de 2007 (disputado no Rio de Janeiro). Ele competirá ao lado dos atletas Jander Cardoso, Rodrigo Santos e Dener da Silva (todos do lançamento de dardo, categoria adulto), que também estarão no Troféu Brasil.

Retorno – As provas do evento comemorativo ao Dia Mundial do Atletismo contam pontos para o ranking brasileiro, mas só o fato de voltar a pisar na pista da Vila Olímpica já é motivo de orgulho para alguns competidores.

“Para nós, que estávamos treinando fora, com certeza é um privilégio voltar a treinar e a competir numa pista no mesmo nível da usada nas competições nacionais e internacionais”, destacou o velocista Franklin Ribeiro, enquanto se exercitava no local, na terça-feira, dia 5.

A pista – Reinaugurada no dia 23 de março de 2006, com a realização do Meeting Internacional, evento que contou com a presença de atletas brasileiros e sul-americanos, a pista da Vila Olímpica teve de passar por uma nova reforma, que começou há dois anos e sofreu algumas interrupções necessárias.

O local é revestido com Sportflex Super X, para uma pista de atletismo de 400 metros com oito raias, áreas de salto em altura, saltos em distância e triplo, lançamento de dardo, lançamento de martelo, lançamento de disco e arremesso de peso.

Além de resgatar a presença do público no complexo e retomar a prática do atletismo, desde as escolinhas, a FVO trabalha para que a Vila Olímpica sirva de centro de treinamento de atletas durante os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Ajustes finais – Encerrada a pintura das raias, os trabalhos de reparos foi estendido à área ao redor da pista. Os últimos ajustes abrangem a recuperação dos alambrados, troca de luminárias e corte da grama e retirada de entulhos.

Artigo anteriorFundação Alfredo da Matta promove oficinas de pesquisa gratuitas
Próximo artigoAM assina convênio com Governo Federal para erradicação da febre aftosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui