Visibilidade e transparência no relatório das atividades legislativa na Aleam

Foto: Kaique Brilhante

A Gerência de Assistência às Comissões Técnicas (GACT) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) divulgou relatório das atividades legislativas no período de 5 de fevereiro a 16 de julho.


O objetivo do relatório, segundo a gerente da GACT, Marlias Teotônio, é dar visibilidade e transparência às atividades desenvolvidas pelo Parlamento Estadual.

Os dados compilados se referem a diversos itens, com destaque para o número de Reuniões Plenárias e pronunciamentos realizados pelos 24 deputados que compõem a 19ª Legislatura.

Segundo o relatório, no primeiro semestre de 2020, aconteceram 64 reuniões ordinárias. Lembrando que, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, e com o objetivo de prevenir infecções e propagação do vírus, as reuniões presenciais foram suspensas a partir do dia 19 de março.

Foto: Kaique Brilhante

Até o dia 18 de março, foram realizadas 14 reuniões de maneira presencial, depois, as reuniões passaram a ser realizadas de maneira remota, pela internet, totalizando 44 encontros. No dia 7 de julho, a partir de Ato da Mesa Diretora nº 11, as reuniões no Plenário Ruy Araújo foram retomadas de maneira híbrida, com deputados presentes e outros participando ainda via videoconferência, e neste sistema aconteceram sete reuniões.

Dentre as 64 reuniões parlamentares realizadas, estão incluídas uma reunião solene, uma reunião extraordinária, nove reuniões especiais e três audiências públicas.

O relatório da GACT indica ainda que os deputados estaduais realizaram 1.564 pronunciamentos durantes as reuniões plenárias. Segundo os registros da Gerência de Discurso, consultada para a confecção do relatório, os pronunciamentos tiveram a seguinte distribuição por mês: fevereiro, 156 discursos; março, 262; abril, 394; maio, 392; junho, 223; julho, 137 pronunciamentos.

 

Artigo anteriorMotorista supostamente embriagado invade ponto de mototaxista no Zumbi
Próximo artigoTSE vai lançar campanha que promove mulheres na política

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui