Wilson Lima avalia ampliação de leitos para enfrentamento à Covid-19

Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima avaliou, nesta terça-feira (29/12), a operacionalização do Plano de Contingência do Governo do Amazonas para combater o avanço do novo coronavírus no estado, durante reunião do Comitê do Governo do Estado de enfrentamento à Covid-19. Na ocasião, o aumento da oferta de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas unidades hospitalares foi discutido.

No último domingo (27/12), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) antecipou a quarta fase do Plano devido ao crescimento do número de casos da doença no estado. O Governo do Estado tem trabalhado para a abertura de novos leitos junto aos hospitais de referência de combate à Covid-19, como o Hospital Delphina Aziz, e nos hospitais de retaguarda, entre eles Adriano Jorge, Getúlio Vargas e 28 de Agosto.

“Estaremos aumentando a capacidade de leitos nos próximos dias no Delphina Aziz e melhorando a reestruturação das unidades de retaguarda para atender à demanda existente, assim como no Hospital da Fundação Tropical. Em janeiro vamos entregar mais uma ala de leitos no Hospital João Lúcio, que atualmente passa por reforma”, explicou o governador Wilson Lima.

Evolução de leitos – Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, o Governo do Amazonas ampliou o número de leitos em 207%, saindo de 50 leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid-19 para os atuais 207, triplicando a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em números totais, incluindo leitos de UTI e clínicos, o aumento foi de 43%, saindo de 582 leitos para 832, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) atualizados na segunda-feira (28/12).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui