Workshop mostra trabalhos sobre respiração do solo na Floresta Amazônica

Pesquisador Jôrge Matscullat, palestrante sobre o tema/Foto: Divulgador

Com apoio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas, foi realizado hoje, segunda-feira (05), no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, o workshop “Pesquisa para Uso do Projeto EcoRespira-Amazon”.
O evento foi uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Amazônia Ocidental), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Technische Universität Bergakademie Freiberg (Universidade Freiberg de Minas e Tecnologia – Alemanha) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Na ocasião, foi apresentada parte dos resultados dos trabalhos relacionados à respiração do solo na floresta no Amazonas e levantadas sugestões e recomendações para atividades futuras. Um dos aspectos detectados pelo pesquisador Jörge Matschullat, da Universidade Freiberg, no decorrer da pesquisa, diz respeito ao manejo do solo pelos agricultores da região.

Pesquisador Jôrge Matscullat, palestrante sobre o tema/Foto: Divulgador

“O que foi muito importante de descobrir,  foi o fato de que tem alguns agricultores que sabem como preservar o solo, mas ganhando dinheiro e fazendo um bom negócio com a fazenda deles, sem degradação”, observou o Jörge Matschullat.

O pesquisador alemão lembrou que o objetivo maior da Pesquisa para Uso do Projeto EcoRespira-Amazon é evitar, no futuro, os efeitos negativos da degradação do solo no Amazonas. Segundo ele, a próxima etapa dos trabalhos será motivar os donos de terras a se sentirem confiantes de que eles podem ter uma fazenda, produzir qualquer cultura, sem, contudo, destruir a terra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui