Governo do Amazonas celebra o Dia do Bailarino com espetáculos gratuitos

As programações acontecem nas zonas Oeste e Norte/Foto: Divulgação

Para homenagear o Dia do Bailarino, celebrado nacionalmente em 1º de setembro, esse artista abnegado que ensaia, sua a camisa para fazer o movimento perfeito, cria calos nos pés, para levar ao público a fascinante arte da dança, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, oferece uma programação especial nas zonas Oeste e Norte na sexta-feira, no sábado e na segunda-feira (1°, 2 e 4/09).


As atividades, que acontecerão na sexta-feira, a partir das 9h da manhã, e no sábado, no mesmo horário, terão lugar no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte da capital, com 548 alunos envolvidos; e na sexta-feira e segunda-feira (04), no CECF Magdalena Arce Daou, no bairro do Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, com a participação de 101 alunos.

CECF Pe. Pedro Vignola

Na sexta-feira (1°), acontece no Cine Teatro, sob a coordenação da professora Ana Mendes, uma série de apresentações com as turmas do Curso de Dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro do Centro de Convivência, a partir das 9h. A primeira coreografia será Vamos Pular, com alunas do Baby Class. Na sequência, tem apresentação da coreografia Bicharia, do curso de Iniciação à Dança. O público ainda poderá assistir ainda à apresentação das coreografias Manaus em Três Tempos, Aquarela, João e Maria, Rebojo, Toada para Manaus e Lambada, com os alunos do curso de Jazz.

Ainda na sexta-feira, a partir das 16h, as homenagens continuam com a apresentação deUma Noite na Índia, com alunos de Jazz; Memórias, com a turma da Melhor Idade; e apresentações em solo e dueto com alunos de Iniciação à Dança. Na Praça Central, tem ainda a coreografiaCircus, com alunos de Danças Urbanas, e o bailão Black and White, com alunos de Dança de Salão.

As programações acontecem nas zonas Oeste e Norte/Foto: Divulgação

A programação continua no sábado (2), com a coordenação dos professores Leila Alves, Reginaldo Lima e Rômulo Hussem. Das 9h até 11h, acontece a oficina de Danças Circulares, ministrada pela instrutora convidada Wanderléia Dimas. No turno da tarde, iniciando às 16h, serão apresentadas as coreografias Memórias, com os alunos da Melhor Idade; Tropicália, com a turma de Jazz; Lendas Entoadas, do curso de Iniciação à Dança; Teatro Juvenil no Cine Teatro, e a apresentaçãoAnoitecer, com alunos de Danças Urbanas. Para fechar as atividades, os grupos Alta Cia., Khaus e Encontro das Águas também realizam apresentações e participam de diálogos. Oficinas de danças populares, como Bolero e Brega, serão ministradas pelo professor Reginaldo Lima até ás 18h.

CECF Magdalena Arce Daou

Já no bairro do Santo Antônio, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, a programação inicia a partir das 9h da manhã, na sexta-feira (1°) com as coreografias Dancing Queen, com os alunos da turma de Balé; e Love can save it all, Last friday night, This is what you came for e Story of my life, com a turma de Jazz. Todas as apresentações acontecem na Praça Central. Na parte da tarde, a partir das 15h, três apresentações tomam conta da Praça Central: as coreografias O Bolero de Coppélia, com os alunos de Balé; e novamente, com os alunos de Jazz,This is what you came for e Story of my life.

Já na segunda-feira (4), a programação acontece a partir das 19h, e desta vez, com a participação dos alunos de Dança de Salão, coordenados pelo professor Giovanni Vieira. Cinco coreografias, de diferentes estilos, serão apresentadas no Cine Teatro Aldemar Bonates: El Sol de La Noche, no ritmo do cha-cha-cha; o bolero Whatever Happens; Sad Instrumental, no estilo contemporâneo; o tango Duerme Mi Amor; e no estilo do forró, Cenário de Amor.

O balé

O balé (ou ballet) é um estilo de dança que surgiu no século XV na Europa renascentista e que hoje assume inúmeras variações, baseadas em dois principais estilos: o clássico e o contemporâneo. Já a bailarina ou bailarino é conhecido por misturar as quatro principais características do ballet: a dança, a postura, a força e a graciosidade.

 

Artigo anteriorProfessores da Ufam decidem sobre paralisação do dia 14 de setembro
Próximo artigoPRODAM consolida parceria com INSS e garante benefícios a colaboradores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui