


Em sua primeira convocação no retorno à Seleção Brasileira, o técnico Dunga chamou hoje, terça-feira (19), dez jogadores que estiveram na Copa do Mundo de 2014, sob o comando de Luiz Felipe Scolari.
A lista para os jogos contra Colômbia e Equador, em setembro, também, contou com várias novidades, sendo que os times brasileiros mais lembrados foram Corinthians e Cruzeiro: dois atletas de cada time foram convocados, sendo Gil e Elias do time paulista, e Everton Ribeiro e Ricardo Goulart pelos mineiros.
Os dez remanescentes do Mundial de 2014 foram o goleiro Jefferson, o lateral Maicon, o zagueiro David Luiz, os volantes Luiz Gustavo, Fernandinho e Ramires, os meias Oscar e Willian e os atacantes Hulk e Neymar. Dos titulares de Felipão na Copa, ficaram de fora Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva (contundido), Marcelo, Paulinho e Fred.
Já entre os atletas que jogam fora do País, um trio de ex-jogadores do Santos foi a principal novidade: o goleiro Rafael, do Napoli (ITA), e a dupla de laterais Danilo e Alex Sandro, do Porto (POR). Atletas que por pouco ficaram de fora da Copa, como Miranda e Filipe Luís, do Atlético de Madrid (ESP), também marcaram presença.
Outra peculiaridade é que nenhum centroavante de ofício foi chamado por Dunga: entre os jogadores que podem ser considerados atacantes – Neymar, Hulk, Diego Tardelli e Ricardo Goulart -, todos atuam com muita movimentação, nunca fixos na área.
“Tem alguns jogadores que estiveram na Copa do Mundo, outros jogadores retornando à Seleção e alguns mais jovens tendo a oportunidade. Tratamos de mesclar os jogadores com mais e menos experiência. E o mais importante é salientar que os jogadores que estão nessa lista vão ter oportunidade, e os que não estão, também no futuro terão sua oportunidade. Esse é só um início de trabalho, e nenhum jogador que não está nesta lista não pode sentir que está fora da Seleção”, disse Dunga.
Os amistosos que marcarão a reestreia de Dunga à frente da Seleção acontecerão nos Estados Unidos. No dia 5 de setembro, o time reencontra a Colômbia, adversária das quartas de final da Copa do Mundo, em Miami. Já em 9 de setembro, o rival será o Equador, em Nova Jersey. No mesmo período, a Seleção Sub-21, dirigida por Alexandre Gallo, fará amistosos no Oriente Médio contra Egito, Catar e Líbano.
Os jogos da Seleção devem desfalcar os times do Campeonato Brasileiro em duas rodadas: a 19ª, disputada nos idas 6 e 7 de setembro, e a 20ª, marcada para os dias 10 e 11. Apesar de não ter jogos do torneio nacional marcados nas datas-Fifa, o calendário da CBF agenda partidas para os dias vizinhos, prejudicando os clubes da mesma maneira.
Confira a lista completa de convocados por Dunga:
Posição Jogador Clube
Goleiro Jefferson Botafogo
Goleiro Rafael Cabral Napoli (ITA)
Lateral Maicon Roma (ITA)
Lateral Danilo Poto (POR)
Lateral Filipe Luís Chelsea (ING)
Lateral Alex Sandro Porto (POR)
Zagueiro David Luiz PSG (FRA)
Zagueiro Marquinhos PSG (FRA)
Zagueiro Miranda Atlético de Madrid (ESP)
Zagueiro Gil Corinthians 27 anos
Volante Luiz Gustavo Wolfsburg (ALE)
Volante Fernandinho Manchester City (ING)
Volante Ramires Chelsea (ING)
Volante Elias Corinthians
Meia Oscar Chelsea (ING)
Meia Willian Chelsea (ING)
Meia Philippe Coutinho Liverpool (ING)
Meia Everton Ribeiro Cruzeiro
Atacante Neymar Barcelona (ESP)
Atacante Hulk Zenit (RUS)
Atacante Ricardo Goulart Cruzeiro
Atacante Diego Tardelli Atlético-MG