A primeira suplente do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), Nejmi Aziz, deve assumir por 60 dias, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A ex-primeira-dama Nejmi Aziz, é a primeira suplemente do PSD e, caso o deputado Ricardo Nicolau (PSD) saia de licença, ela poderá assumir a vaga na Assembléia Legislativa do Estado (Aleam).
Nejmi sai do calvário imposto pela Operação Vertex e o fundo de um histórico de cela do Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), no Km 8, da rodovia BR-174 , para o conforto do plenário da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A Operação Vertex é uma extensão da Operação Maus Caminhos, ambas investigando o desvio de verbas da Saúde do Amazonas, no governo de Omar Aziz (PSD).
Em 2019 a ex-primeira dama do Estado, mulher do senador Omar Aziz, ela presa e ele investigado pela prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e a existência de uma organização criminosa que desviou recursos milionários da Saúde do Amazonas, entrará agora na cena política, ocupando uma cadeira no legislativo estadual?
Desvio de Milhões da Saúde
Nejmi poderá ter 60 dias de ‘prova de fogo’. Exatamente em um período onde o Estado vem lutando incessantemente por mais verbas para a Saúde, em decorrência da pandemia do coronavírus, é quando ela terá que explicar a seus pares e à população, porque foi presa e acusada de desviar ‘Milhões de Reais da Saúde do Amazonas’ em benefício próprio e da família do senador Omar Aziz.
No curto período em que Nejmi estiver sentada na cadeira do deputado Ricardo Nicolau, o parlamentar se dedicará integralmente às atividades na área da saúde, coordenando ações de enfrentamento ao novo coronavírus. “Ficarei apenas como diretor do Grupo Samel e creio que vou ser mais útil dentro dos hospitais para ajudar o povo do meu Estado”, declarou.
Nicolau informou ainda, que está trabalhando na gestão do Hospital de Campanha Municipal desde a última quinta-feira, 9.
A unidade foi montada em tempo recorde pela Prefeitura de Manaus em parceria como o Grupo Samel e a empresa Transire no prédio de uma escola localizada no bairro Lago Azul, zona norte da capital.
Entenda o caso do desvio de verbas da Saúde do Amazonas
A ex-primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, foi presa temporariamente na manhã do dia 19 de julho de 2019, numa sexta-feira, em Manaus, durante a Operação Vertex, na nova fase da Operação Maus Caminhos, que ainda investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e a existência de uma organização criminosa que desviou recursos milionários da Saúde do Amazonas.
Além de Nejmi Aziz, foram presos os seus cunhados, irmãos do ex-governador e atual senador Omar Aziz. São eles: Amim, Murad e Mansour, além do ex-chefe de gabinete de Omar quando ele ainda era governador, o tenente-coronel da Polícia Militar, Josenário Figueiredo, e um PM chamado Ricardo Campos.
Regimento Interno
De acordo com Regimento Interno da Aleam e pela Constituição Estadual o suplente não será convocado desde que o afastamento do titular não ultrapassar 120 dias.
Nicolau que anunciou nesta terça-feira, 14, que irá formalizar o seu pedido de licença não remunerada das funções parlamentares.