

A vereadora Rosi Matos (PT) reuniu com os moradores do bairro Santa Etelvina, localizado na zona norte de Manaus. Na presente reunião, discutiu-se a probabilidade de realizar ações sociais envolvendo todos os comunitários e melhorias que possam solucionar os problemas de infraestrutura do bairro.
Na ocasião, os moradores apontaram várias dificuldades e sugestões que podem contribuir para o bem-estar da comunidade. Muito esperançosos, disseram que apostam no trabalho da vereadora e no seu apoio. Entretenimento, Educação, infraestrutura e segurança pública foram os temas mais debatidos entre os presentes.
Os comunitários pedem apoio da parlamentar para que indique à Prefeitura de Manaus, a construção de uma quadra de esporte e de uma creche. De acordo com os moradores, essas edificações irão atender principalmente crianças e adolescentes. A quadra de esporte seria uma alternativa para os jovens desenvolverem atividades físicas na própria comunidade.
A construção de uma creche vai favorecer a inclusão das crianças do bairro sem que os pais precisem se deslocar para escolas de outros bairros. Com isso os responsáveis ganham mais tempo para sua vida profissional e outras atividades, deixando seus filhos em um lugar seguro.
Saneamento básico e segurança pública também fazem parte do leque de reivindicações da comunidade. Melhorar as condições de limpeza e garantir a segurança dos moradores ainda é um dos maiores problemas enfrentados pelos comunitários. Neste sentido, é que o apoio da parlamentar será de fundamental importância para resolver tais descasos que já se tornaram rotina no bairro.
Dentre as reivindicações citadas, a comunidade requer orientações para a formação de uma cooperativa. A ideia é que a Cooperativa venha atuar como uma associação representativa do bairro, na luta por avanços e outras conquistas visando sempre o crescimento do local e fortalecendo a boa convivência entre os residentes.
Ação Social
A comunidade também convidou para participar da reunião a Secretária do Trabalho, Francinete Lima, a qual dispôs realizar uma ação social para emissão de carteira de trabalho (CTPS) e cadastro do trabalhador, por meio do Sine Amazonas. No momento, a secretária não definiu uma data para a atividade, mas disse que levaria a conhecimento da comunidade o dia da ação. Contudo, Francinete garantiu os serviços e o apoio da Secretaria do Trabalho (Setrab) à comunidade do Santa Etelvina.
(Texto e foto: Susy Figueiredo)