Alunos da educação especial recebem palestra sobre saúde bucal

Foto - Eliton Santos/ Semed

A educação municipal é sinônimo de um trabalho executado em conjunto com a família, por isso a Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 7/3, uma palestra com o intuito de sensibilizar sobre a importância da saúde bucal. A ação, que ocorreu nos turnos matutino e vespertino, envolveu pais ou responsáveis de alunos que participam do Programa de Estimulação Especial, desenvolvido no Complexo Municipal de Educação Especial (Cmee) André Vidal de Araújo, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).


A palestra foi conduzida pela cirurgiã-dentista Vera Lúcia Pires, servidora da Semed há 20 anos, e lotada no Cmee André Vidal há um ano e meio.

“Expliquei aos pais sobre a importância da conservação dos dentes de leite para ter uma higiene bucal sem ser comprometida em relação a nossa fala e saúde como um todo, porque às vezes os pais se esquecem de manter os cuidados com os dentes, mas se prevenirmos vamos evitar problemas maiores. Esse foi o foco, trabalhar a prevenção”, explicou.

Foto – Eliton Santos/ Semed

Durante o evento, também houve a parte prática do conteúdo, em que a palestrante explicou quais os procedimentos adequados em relação ao modo de escovar os dentes, tendo como apoio instrumentos lúdicos, que foram confeccionados pela própria dentista com materiais reciclados, que funcionarão como recursos educacionais a fim de possibilitar a melhor compreensão dos alunos acerca da temática nos encontros do programa.

“A criança gosta muito do visual, então é bom trabalharmos com esses elementos que chamam atenção para gerar uma rotina mais prazerosa na escovação dos dentes”, destacou.

A psicóloga do Cmee André Vidal, Érika Simões, explicou a finalidade do programa que envolve 16 alunos. “O Programa de Estimulação Especial trabalha com crianças de 1 ano a 3 meses e 11 meses, que apresentem dificuldades no seu desenvolvimento psicossocial. Nesse sentido, fazemos um trabalho para minimizar as deficiências e dificuldades que apresentam para que sejam inseridas no ambiente de escolarização”, esclareceu.

Foto – Eliton Santos/ Semed

Uma das participantes da palestra foi a manipuladora de alimentos Nayara Layanne, 31, mãe do aluno Marcos David, 2, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Eu achei ótimo participar do programa, porque os profissionais se dedicam e são sinceros em suas atitudes para cuidarmos bem de nossos filhos. Depois eu entendi aqui como realmente ajudar meu filho, eu estou colocando em prática em casa, então isso é muito bom”, comentou.

Além deste momento de sensibilização, haverá também uma mobilização sobre a alimentação e transtornos neurológicos com nutricionistas, envolvendo também os pais ou responsáveis, que ocorrerá na próxima quarta-feira, 9.

Artigo anteriorMunicípios do Amazonas terão perdas de R$ 253,1 milhões com redução do IPI
Próximo artigoQuantos tanques de guerra o Brasil tem e qual o ranking de força militar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui