Eleito presidente, Lula promete mudar preservação da Amazônia

Foto: Reprodução

Após ser eleito presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou políticas ambientais para preservação da Amazônia. O objetivo é acabar com o desmatamento.


“Vamos retomar o monitoramento e a vigilância da Amazônia, e combater toda e qualquer atividade ilegal — seja garimpo, mineração, extração de madeira ou ocupação agropecuária indevida”, disse. “Ao mesmo tempo, vamos promover o desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem na região amazônica. Vamos provar mais uma vez que é possível gerar riqueza sem destruir o meio ambiente”, completou.

Lula vai assumir a Presidência num momento em que a taxa de desmatamento na Amazônia está em alta. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) os números de área destruída da floresta aumentaram 73% nos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro.

Outro fato que marcou o início do atual governo na área ambiental foi o congelamento do Fundo Amazônia. Gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o fundo concentra cerca de R$ 1,4 bilhão doados por Noruega e Alemanha para projetos de conservação ambiental no Brasil.

“O Brasil e o planeta precisam de uma Amazônia viva. Uma árvore em pé vale mais do que toneladas de madeira extraídas ilegalmente por aqueles que pensam apenas no lucro fácil, às custas da deterioração da vida na Terra”, ressaltou Lula em seu discurso.

Artigo anteriorDupla é detida após sofrer acidente durante perseguição policial no Prosamim
Próximo artigoO Brasil e o Amazonas precisam de diálogos – por Carlos Santiago

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui