AGU entra em disputa e pede licença para explorar petróleo no Amazonas

Petrobras contesta Ibama e pede liberação de “novo pré-sal” na Foz do Amazonas - foto: recorte/divulgação

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou na disputa que envolve o pedido de licença feito pela Petrobras ao Ibama para instalar uma sonda de perfuração na bacia da foz do rio Amazonas e explorar petróleo na região. A ação atende à solicitação do Ministério de Minas e Energia.


Especialistas fazem um parecer técnico para apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem se mostrado favorável à medida. O Ibama apontou inconsistências técnicas da empresa de petróleo e negou o pedido.

Desde então, a pasta de Minas e Energia, que abarca a Petrobras, vem fazendo pressão para que seja dada a liberação. O ministério, chefiado por Alexandre Silveira, enviou o pedido à AGU em julho, com “a maior urgência possível, diante da relevância da discussão para os investimentos nesse importante projeto, inclusive no que toca aos aspectos econômicos, sociais e ambientais”.

A AGU e a Controladoria-Geral da União (CGU) já analisam as questões jurídicas que envolvem a matéria e farão reuniões com os órgãos. Um dos pontos de entrave é a falta da Avaliação Ambiental da Área Sedimentar, que analisa se a região está apta para ser explorada. O parecer dos advogados da União deve apontar se essa etapa é ou não obrigatória para conceder a licença.

Nesta semana, os representantes dos países amazônicos se reuniram para a Cúpula da Amazônia, em Belém, no Pará. Durante a agenda, alguns líderes criticaram o uso de combustíveis fósseis e defenderam a ideia de que é preciso cessar a exploração de petróleo para garantir a preservação da floresta.

Artigo anteriorEmpreendedores começam a receber o pagamento do ‘Auxílio Permissionário’
Próximo artigoHomem passa por sessão de tortura na Compensa por está roubando na área

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui