Manaus já inseriu mais de 16 mil pessoas no mercado de trabalho desde 2021

Foto: Divulgação / Semtepi

No Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, a Prefeitura de Manaus destaca os resultados significativos em empregabilidade que, em três anos, fortaleceram um dos pilares da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). Mais de 16 mil pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho, por meio do Sine Manaus, tornando a capital referência em eficiência para o país.


De 2021 a 2024, o Sine Manaus já ofertou mais de 22 mil vagas de emprego, encaminhou 53.421 pessoas para entrevistas, e destas, 16.733 foram inseridas ou reintegradas no mercado de trabalho. Com isso, Manaus entrou para o pódio nacional de eficiência no encaminhamento de pessoas e colocação de profissionais nos postos.

“Para nós, essa data é sinônimo de orgulho. Por intermédio do trabalho, que é um dos pilares da nossa secretaria, ganhamos uma notável relevância em nível nacional. O Sine Manaus, desde o início da gestão, vem se destacando em todo o país, com vagas de emprego e indicação de pessoas ao mercado. Em nome da Prefeitura de Manaus, Semtepi e Sine Manaus, quero parabenizar a todos os trabalhadores que já se estabilizaram por meio do nosso sistema”, afirmou o secretário da Semtepi, Wagno Oliveira.

Foto: Divulgação / Semtepi

Atualmente, o Sine Manaus ocupa o 2º lugar no ranking nacional de eficiência na intermediação de vagas, ficando atrás somente da capital do Sudeste, São Paulo (SP). Além disso, o órgão também realizou parcerias com 1.640 empresas, tendo como destaques as multinacionais: BRF S.A, Marfrig S.A, Engecom, entre outras.

“Nós estamos exportando mão de obra para diversas regiões do Brasil. Esta data tem um significado especial para o Sine Manaus, pois reforça nosso compromisso de servir à comunidade, assegurando a empregabilidade por meio dos nossos serviços de intermediação de mão de obra. Nossa missão é encaminhar e reintegrar o maior número possível de pessoas ao mercado de trabalho”, declarou o diretor do Sine Manaus, Pedro Lima.

Além dos postos fixos de atendimento, o projeto itinerante ‘Sine nos Bairros” já atendeu em bairros de todas as zonas da cidade, com 137 ações. A proposta emergiu da necessidade de expandir os atendimentos do Sine Manaus para além dos prédios e dependências do órgão, a fim de facilitar o acesso aos serviços para moradores dos bairros mais distantes da Prefeitura de Manaus.

Foto: Divulgação / Semtepi

Empregado pelo Sine Manaus, Kennedy Lima já utilizou os serviços do Sine mais de uma vez.

“Passei muitos dias perdendo o sono, atrás de emprego. Quando cheguei ao Sine Manaus, recebi um ótimo atendimento. Ia pessoalmente às fábricas entregar meu currículo, mas não conseguia nada. Decidi então voltar ao órgão, e em menos de uma semana, recebi duas cartas de oferta de emprego para vagas nas quais estou apto. Agradeço imensamente à equipe do shopping Phelippe Daou e à Prefeitura de Manaus pela oportunidade”, descreveu.

Data

O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, tem suas raízes nas lutas operárias do final do século XIX. Originou-se da greve em Chicago, EUA, de 1886, onde os trabalhadores exigiam melhores condições, incluindo a redução da jornada para oito horas diárias. Após confrontos violentos entre manifestantes e a polícia, a Segunda Internacional Socialista proclamou o 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores em 1889, em Paris.

Desde então, a data é um marco global de solidariedade, em reconhecimento às contribuições dos trabalhadores e à luta por direitos trabalhistas.

Artigo anteriorPolícia desarticula quadrilha que desviava medicamentos e produtos hospitalares do AM
Próximo artigoAmazonas inicia operação Tamoiotatá no Sul do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui