Saúde mental no trabalho será tema do Corregedoria Day em Seminário no TCE-AM

Foto: Joel Arthus/DICOM TCE-AM

Para ampliar o diálogo sobre o cuidado com a saúde mental em ambientes institucionais, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza, na manhã de quarta-feira (7), a segunda edição do ‘Corregedoria Day’, com o tema ‘Ambientes Institucionais e Saúde Mental: Caminhos Para o Cuidado’.


O evento é uma realização do Instituto Rui Barbosa (IRB) através do Comitê Técnico de Corregedorias dos TCEs e tem o apoio da Diretoria de Saúde do TCE-AM. A programação do Corregedoria Day terá início às 9h, no auditório da Corte de Contas, e contará também com transmissão ao vivo por meio das redes sociais do Tribunal, entre eles o canal oficial da Corte de Contas amazonense no YouTube.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site da Escola de Contas Públicas (ECP), pelo endereço virtual ecpvirtual.tce.am.gov.br. A inscrição e participação no evento garantirá certificado com carga horária de 6 horas. Podem participar corregedores, estudantes, membros da sociedade civil, servidores públicos, entre outros.

“Promover o cuidado com a saúde mental dos nossos servidores é também promover um ambiente institucional mais justo, acolhedor e eficiente. O Corregedoria Day reforça esse compromisso, mostrando que o bem-estar das pessoas deve estar no centro das ações públicas”, pontuou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

Corregedor do TCE-AM e idealizador do evento, o conselheiro Josué Cláudio Neto reforçou a importância da iniciativa como uma forma de inspirar mudanças práticas nos ambientes de trabalho.

“Mais do que discutir conceitos, queremos provocar reflexões e estimular práticas que contribuam para ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos. A Corregedoria acredita que investir em saúde mental é investir em qualidade institucional”, afirmou.

Programação

A programação terá início às 8h com o credenciamento e acolhida dos participantes, seguido da abertura oficial às 9h. Na sequência, às 9h30, o psiquiatra Dr. Luiz Eduardo Wawrick Fonseca conduzirá a palestra “Saúde Mental no Trabalho: Entendendo e Prevenindo o Burnout”, abordando os impactos do ambiente corporativo no bem-estar dos profissionais.

Às 10h15, o psicólogo e professor Dr. José Humberto da Silva Filho tratará do tema “Saúde Mental como valor institucional para o TCE-AM”, seguido da palestra “A força desafiadora do espírito humano”, às 11h, ministrada pelo psicólogo e gestor público Dr. Adenilson Reis, que apresentará experiências de superação e projetos voltados à inclusão social e ao fortalecimento do vínculo entre indivíduos e instituições.

A partir das 11h40, será realizada uma mesa-redonda com os palestrantes, mediada pela psiquiatra que atua no TCE-AM, Dra. Loren Rodrigues Cavalcante, especialista em terapia cognitivo-comportamental e prevenção ao suicídio. A programação segue até as 13h, com a exposição de boas práticas institucionais.

Artigo anteriorHomem é preso por estuprar jovem de 19 anos em crime chocante no km 30
Próximo artigoSemed promove primeiro encontro com professores do Programa Brasil Alfabetizado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui