
O cenário na Bacia do Rio Madeira é mais favorável do que o observado no ano passado, quando houve a mínima histórica de 35 cm. De acordo com projeções do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o nível deve se manter acima dos 2 m durante todo o ano.
A previsão é que a cota fique abaixo dos 4 m por aproximadamente 70 dias, até outubro. A cota atual é de 3,15m – dentro da faixa de normalidade.
“Os sinais meteorológicos que sustentam essa previsão favorável são a previsão de chuvas dentro da normalidade para o próximo trimestre e nenhum indicativo de atraso no início da estação chuvosa, o oposto do que ocorreu em 2024”, explica o pesquisador em geociências Marcus Suassuna. O SGB reforça que as projeções estão sujeitas a incertezas e, caso ocorra um atraso no início da estação chuvosa, o cenário pode ser mais severo do que o projetado.
Quando a cota do Madeira fica abaixo dos 4 m, a Marinha do Brasil impõe restrições à navegação noturna com o objetivo de garantir a segurança das embarcações e formações de balsas.




