Seminário do IFAM reúne bibliotecários de todo o Brasil, em Manaus

Mesa de abertura do SEminário
Mesa de abertura do SEminário
Reitor do Ifam Antonio Venâncio, preside a mesa/Foto: Divulvagão
Bibliotecários de todo Brasil participam do evento/Foto: Divulgação
Bibliotecários de todo Brasil participam do evento/Foto: Divulgação

A 8ª edição do Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado pela primeira vez na Região Norte, reuniu na noite de ontem (06), representantes de cerca de 34 instituições federais de todo o país para debater temas relevantes à Biblioteconomia e Documentação e despertar discussões acerca do papel do profissional em seu ambiente de trabalho.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) está sediando o evento que acontece até amanhã (08), no Hotel Caesar Business Manaus, com diversas palestras, oficinas e mesa-redonda.


Estavam presentes na cerimônia de abertura, o reitor do IFAM, Antônio Venâncio Castelo Branco, o pró-reitor de ensino, Antonio Ribeiro da Costa Neto, o diretor geral do Campus Manaus Zona Leste, Aldenir Caetano, a presidente da comissão organizadora do evento, Cristiane Sinimbu, e a presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marouva Faqueti.

A presidente da comissão organizadora, Cristiane Sinimbu, destacou o corajoso desafio de trazer para a região Norte o maior evento de biblioteconomia na rede federal e a colaboração de todo o instituto para que o evento se realizasse.

O reitor do IFAM destacou a importância do evento e salientou que a figura do bibliotecário é de suma importância no fortalecimento do tripé ensino, extensão e pesquisa. “É o bibliotecário que proporciona um ambiente saudável para que nossos alunos possam absorver da melhor forma possível o conteúdo aprendido em sala de aula, já que muitos não possuem um local tranquilo em casa para realizar suas atividades extra sala de aula. Além disso, um evento deste porte faz com que profissionais de todo o Brasil possam trocar experiências exitosas e implantá-las em seus Institutos Federais”, disse Castelo Branco.

O primeiro dia do evento encerrou com a apresentação do cantor e egresso do Campus Manaus Zona Leste, Tony Medeiros, e com o grupo de dança de boi de ex-alunos do Campus Presidente Figueiredo.

O ponto alto do primeiro dia de evento foram as oficinas sobre blogs e redes sociais como ferramenta de visibilidade em bibliotecas, elaboração de projetos e captação de recursos, armazenamento em nuvens, além de introdução aos e-books.

Artigo anteriorOperação ‘Paz no Tarumã’ tira de circulação traficantes na Zona Oeste
Próximo artigoRR: PF faz operação contra extração de ouro em reserva indígena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui