Teatro Amazonas 120 anos: declare seu amor pelo Teatro

Secretário Robério Braga, da Cultura, em coletiva de imprensa/Foto: Sandra Viegas

Majestoso, imponente, patrimônio cultural e motivo de orgulho, o Teatro Amazonas vem ao longo dos seus quase 120 anos protagonizando o Amazonas mundialmente. Falar sobre o Estado remete a memória, além de rios, flora e fauna amazônica, de um templo das artes, erguido em meio a maior floresta do planeta durante a Era Dourada, a Belle Époque.
Para comemorar os seus 120 anos, que se completa no dia 31 de dezembro deste ano, a Secretaria de Cultura, reuniu a imprensa na manhã de hoje, terça-feira (26), no Hall do Teatro, para o lançamento da Campanha “Teatro Amazonas 120 anos: declare seu amor pelo Teatro”, e a vasta programação comemorativa, onde todas as manifestações artísticas terão as luzes do Teatro Amazonas projetadas sobre elas. Ao final da coletiva de imprensa, os jornalistas participaram de uma visita guiada com “personagens de época”.


De acordo com José Melo, Governador do Estado, a Campanha visa despertar nos amazonenses o sentimento de pertencimento, orgulho e zelo pelo Teatro Amazonas. “Queremos que toda a população se sinta convidada para comemorar o aniversário do nosso cartão postal. A Campanha tem como objetivo mostrar para a nossa gente que o Teatro pertence a cada um deles. Turistas de todos os lugares visitam diariamente o Teatro, enquanto muitos amazonenses nunca estiveram nele e queremos mudar esse quadro. Por isso, durante um ano, iremos realizar ações chamando a população a participar da programação comemorativa do Teatro, porque não existe festa sem convidados e nossa festa não estará completa sem a presença dos amazonenses neste grande momento”, explica Melo.

Com a Campanha “Teatro Amazonas 120 anos: declare seu amor pelo Teatro”, busca-se revelar momentos inesquecíveis vividos por seus frequentadores. Para isto, basta acessar www.cultura.am.gov.br e enviar fotos, vídeos, frases e histórias em que o Teatro Amazonas foi o cenário. As postagens ficarão em exibição no próprio portal da Cultura.

Para quem ainda não tiver uma foto, vídeo e uma história para contar, de segunda a sábado, das 9h às 17h, o Governo do Amazonas abre as portas do Teatro Amazonas para visitações gratuitas aos donos da casa, os amazonenses, como uma forma de estabelecer uma aproximação, identificação e apropriação desse Bem Cultural. Esta é uma grande oportunidade para que todos vivam e conheçam a história desse grande monumento de projeção mundial.

Outra oportunidade de registrar momentos é participando da intensa programação comemorativa dos 120 anos. Serão diversas apresentações, entre ópera, dança, teatro, circo, folclore e música de todos os ritmos, do erudito ao popular, passando do rock ao bolero, do brega ao forró, entre muitos outros gêneros comandados por artistas locais, como forma de valorizar os talentos da terra, e trazendo espetáculos do circuito nacional e internacional.

Segundo o secretário de cultura, Robério Braga, além das apresentações no palco do Teatro Amazonas, serão realizadas ainda exposições, homenagens, exibições de documentários, mostra de cinema, concurso de redações nas escolas, seminários, palestras, convivências, mesas-redondas. “A intenção é que o Amazonas entre em clima de festa. Queremos criar esse vínculo de amor entre os amazonenses e o Teatro. Vamos estender a nossa programação até as escolas para atingir os mais jovens com essa corrente positiva, de tal modo que levem para suas famílias a mensagem, o convite e o pensamento de que o Teatro Amazonas pertence ao povo amazonense”, ressalta.

Artigo anteriorChanceler paraguaio diz que crise brasileira ´compete exclusivamente ao Brasil´
Próximo artigoListagem do TCE-Am tem mais de 800 gestores com contas reprovadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui