
Com foco na região Amazônica, escritores e acadêmicos acabam de ganhar um novo espaço para publicação de suas produções, com o lançamento da mais nova revista eletrônica do Amazonas, “Ribeirinhos”, através da Secretaria de Estado de Cultura, apresentando títulos sobre arte, cultura, arqueologia, sociologia, turismo e outros temas relacionados ao Estado e a Amazônia.
Com o intuito de incentivar escritos e acadêmicos na criação e divulgação de suas produções, entre artigos e obras literárias como crônicas, poesias, resenhas, contos, além de depoimentos e matérias jornalísticas. Com publicação a cada dois meses, os leitores também terão oportunidade de sugerir textos relacionados aos tópicos segmentados e terão acesso a conteúdos diversos, desde comentários sobre livros, espaços culturais, artes, divulgação de artigos acadêmicos e outros tópicos.
De acordo com o secretario estadual de Cultura, Robério Braga, a revista foi criada como mais uma ferramenta de política pública do Governo do Amazonas de incentivo à leitura e apoio aos escritores amazonenses. “Cingido na educação desde os tempos de professor, o Governador José Melo lança a revista compreendendo a importância de espaços como esses para os nossos estudantes e escritores. É sem dúvida um grande avanço para o Amazonas e uma importante vitrine de alcance global”, explica.
Para ser um colaborador, basta acessar o site http://www.cultura.am.gov.br/revista-ribeirinhos e seguir o modelo de formatação proposto pelo editorial da revista. Todos os textos recebidos serão avaliados pelo Conselho Editorial, formado pelos escritores e membros da Academia Amazonense de Letras, Max Carphentier e José Braga, pelo historiador, professor e mestre em Direito Ambiental pela UEA, Raimundo Pontes Filho, o professor e doutor em Antropologia Social pela UFAM, Cristian Pio Avila, e o diretor do departamento de literatura da Secretaria de Cultura, Antônio Auzier.
Entre as publicações, a revista trará a cada edição um título da Série “Documentos da Amazônia”, com fotos, resumo e informações quanto à importância da série para estudantes e pesquisadores, e ainda divulgará lâminas da “Série Memória”. A revista ficará disponível no site da Secretaria de Cultura do Amazonas (www.cultura.am.gov.br)
O nome “Ribeirinhos” faz referência aos povos que vivem nas beiras dos rios da região Amazônica. Portanto, os escritores e leitores seriam metaforicamente os ribeirinhos