Revista ´Ribeirinhos´ cria um novo espaço para escritores amazonenses

"Ribeirinhos", espaço aberto aos escritores/Foto: Divulgação

Com foco na região Amazônica, escritores e acadêmicos acabam de ganhar um novo espaço para publicação de suas produções, com o lançamento da mais nova revista eletrônica do Amazonas, “Ribeirinhos”, através da Secretaria de Estado de Cultura, apresentando títulos sobre arte, cultura, arqueologia, sociologia, turismo e outros temas relacionados ao Estado e a Amazônia.
Com o intuito de incentivar escritos e acadêmicos na criação e divulgação de suas produções, entre artigos e obras literárias como crônicas, poesias, resenhas, contos, além de depoimentos e matérias jornalísticas. Com publicação a cada dois meses, os leitores também terão oportunidade de sugerir textos relacionados aos tópicos segmentados e terão acesso a conteúdos diversos, desde comentários sobre livros, espaços culturais, artes, divulgação de artigos acadêmicos e outros tópicos.


De acordo com o secretario estadual de Cultura, Robério Braga, a revista foi criada como mais uma ferramenta de política pública do Governo do Amazonas de incentivo à leitura e apoio aos escritores amazonenses. “Cingido na educação desde os tempos de professor, o Governador José Melo lança a revista compreendendo a importância de espaços como esses para os nossos estudantes e escritores. É sem dúvida um grande avanço para o Amazonas e uma importante vitrine de alcance global”, explica.

Para ser um colaborador, basta acessar o site http://www.cultura.am.gov.br/revista-ribeirinhos e seguir o modelo de formatação proposto pelo editorial da revista. Todos os textos recebidos serão avaliados pelo Conselho Editorial, formado pelos escritores e membros da Academia Amazonense de Letras, Max Carphentier e José Braga, pelo historiador, professor e mestre em Direito Ambiental pela UEA, Raimundo Pontes Filho, o professor e doutor em Antropologia Social pela UFAM, Cristian Pio Avila, e o diretor do departamento de literatura da Secretaria de Cultura, Antônio Auzier.

Entre as publicações, a revista trará a cada edição um título da Série “Documentos da Amazônia”, com fotos, resumo e informações quanto à importância da série para estudantes e pesquisadores, e ainda divulgará lâminas da “Série Memória”. A revista ficará disponível no site da Secretaria de Cultura do Amazonas (www.cultura.am.gov.br)

O nome “Ribeirinhos” faz referência aos povos que vivem nas beiras dos rios da região Amazônica. Portanto, os escritores e leitores seriam metaforicamente os ribeirinhos

Artigo anteriorCerca de 2,5 mil propriedades serão regularizadas, em Manaus
Próximo artigoPoliclínica da UEA realiza triagem para Cirurgia Bucal Avançada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui