Abertas as inscrições para 4o. Congresso de Iniciação Científica na FMTHVD

Médica Graça Alecrim, presidente da FMTHVD/Foto: Arquivo
Médica Graça Alecrim, presidente da FMTHVD/Foto: Arquivo
Médica Graça Alecrim, presidente da FMTHVD/Foto: Arquivo

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), promove na quarta e quinta-feira (6 e 7), o 4o. Congresso de Iniciação Científica, que acontece no auditório da instituição – avenida Pedro Teixeira, 25, Dom Pedro.


O evento oferecerá palestras, mesas redondas e terá, ainda, a apresentação dos resultados de 48 trabalhos desenvolvidos nos últimos 12 meses, por bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). Serão oferecidas, ao todo, 100 vagas para participantes.

O congresso inicia às 09h00, nos dois dias, e segue até o final da tarde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Departamento de Pós-Graduação da Fundação. De acordo com a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, o principal objetivo do evento é promover a troca de conhecimento entre profissionais de saúde do Amazonas e de outros estados, além de estudantes da área.

Embora o evento seja aberto ao público, ela destaca que o congresso tem como público-alvo os alunos do Programa de Pós-Graduação da unidade de saúde, que oferece Mestrado e Doutorado em Doenças Tropicais Infecciosas, desenvolvidos em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Além deles, todos os interessados podem participar do ciclo, até que as vagas sejam preenchidas na totalidade.

Conforme a coordenadora do Departamento de Pesquisa da FMT-HVD, Maria das Graças Vale Barbosa, o congresso terá três palestras e duas mesas redondas, além das apresentações dos trabalhos do PAIC, edição 2013/2014, e a cerimônia de apresentação dos 35 novos pesquisadores, que farão parte da edição 2014/2015 do programa. As novas pesquisas serão desenvolvidas nos 12 meses seguintes.

Interdisciplinaridade

As mesas redondas abordarão a interdisciplinaridade na saúde, além de assuntos como bioestética, informática aplicada à saúde e geografia. Os palestrantes convidados são os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Aldemir de Oliveira – geógrafo, ex-reitor da Ufam, ex-diretor da Fapeam -, Marly Guimarães Costa – ex-secretária da SECT e ex-vice-reitora da UEA -, além do professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o parasitologista Gilberto Fontes.

“Além da apresentação dos trabalhos, que acontecerá no auditório, durante os horários da manhã e da tarde, nos dois dias, eles também ficarão expostos, em banners,  para observação”, explicou. “Temos várias linhas de pesquisa dentro do PAIC, entre eles, estudos relacionados à malária, AIDS-HIV, tuberculose, leishmaniose e infecções”, afirmou.

Artigo anteriorRodrigo Caio sofre ruptura em ligamento do joelho e vai à cirurgia
Próximo artigoPrograma Educações abre processo seletivo para 6 mil bolsas de estudo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui