Ações destacam sensibilidade da Aleam à causa indígena

A Sessão é uma iniciativa do presidente da Casa, Josué Neto (PSD) - Foto: Reprodução/Aleam

Em comemoração ao Dia do índio, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) vai realizar uma Sessão Especial, na próxima quarta-feira (24), às 14h, no Plenário Ruy Araújo. A Sessão é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD). A realização do evento é apenas uma das ações de apoio da Assembleia à causa indígena.


O presidente da Assembleia é um dos apoiadores da continuidade do curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), intercedendo na busca de recursos para a continuidade do curso por acreditar na necessidade de independência dos indígenas e na formação deles. “O Amazonas é um dos estados que mais concentra populações indígenas e tradicionais. É, portanto, nosso dever permitir e dar meios para que a educação de qualidade seja oferecida a esses amazonenses”, afirmou. Neto ainda anunciou que a Assembleia vai encaminhar um pedido para que os recursos federais sejam liberados, resguardando a educação indígena.

Outra questão amplamente abordada pela Assembleia nos últimos meses foi em relação à saúde indígena. Com a sinalização do Governo Federal em extinguir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), conforme anunciado em março pelo ministro da saúde, Luiz Mandetta, vários parlamentares se manifestaram contrários à extinção e favorável à saúde indígena.

A Sessão é uma iniciativa do presidente da Casa, Josué Neto (PSD) – Foto: Reprodução/Aleam

Além de oportunidades em Cessões de Tempo, os indígenas expuseram suas reivindicações e pediram apoio dos deputados estaduais junto à bancada federal para reverter a situação. Tradicionalmente favorável aos indígenas, o presidente encaminhou um manifesto assinado pelos 24 deputados estaduais pedindo a permanência das Sesai’s, reforçando a sensibilidade da Assembleia à questão.

Uma Comissão formada pelos deputados Dermilson Chagas (PP) — que também preside a Comissão de Direitos Humanos da Aleam — Wilker Barreto (PHS) e Alessandra Campêlo (MDB) vai acompanhar o tema.

A Sesai é subordinada ao Ministério da Saúde (MS) e tem a responsabilidade de coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema único de Saúde (SUS), com ações relacionadas à políticas e programas do SUS e práticas de saúde tradicionais indígenas.

Fonte: Ale.am.gov.br

Artigo anteriorAdaf apreende mais de 11 toneladas de alimentos impróprios, em Manaus
Próximo artigoFlamengo veta expressão ‘Festa na favela’ de suas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui