


Um efetivo de aproximadamente 80 policiais civis reforçou as ações da Polícia Civil durante a operação “Parintins 2014”, coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC-AM), e composta por diversos órgãos das esferas federal, estadual e municipal.
A ação integrada foi desencadeada durante os dias 27, 28 e 29 de junho, período no qual ocorreu o 49º Festival Folclórico do município de Parintins.
O Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e coordenador da Polícia Civil na operação, Delegado Antônio Chicre Neto, conta que o trabalho da instituição iniciou antes mesmo do festival e manteve-se até o última dia do evento.
“Desde o dia 18 de junho policiais civis realizavam ações pontuais de combate ao roubo e furtos de veículos. Durante a ação, oito motocicletas, sendo seis de Manaus e duas de Parintins, foram recuperadas. As nossas equipes permaneceram no município até o fim do festival atuando de forma integrada”, ressaltou.
Chicre Neto destacou, ainda, que o efetivo foi reforçado nas unidades policias da ilha Tupinambana. “O nosso objetivo foi manter a segurança da comunidade parintinense e dos visitantes que compareceram para prestigiar o festival”, disse.
A Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município funcionou em plantão de 24 horas. Durantes os três dias da festividade folclórica, 122 ocorrências foram registradas, a maioria pelos crimes de furto e lesão corporal (Artigos 155 e 129 do Código Penal Brasileiro). Como trabalho de prevenção, ventarolas com dicas de segurança foram distribuídas para a população durante o 49º Festival Folclórico.