Acre: Mais de 150 mil pessoas devem ser vacinados contra a gripe

Vacina no Acre deve atingir 150 mil/Foto: Divulgação

Vacina no Acre deve atingir 150 mil/Foto: Divulgação
Vacina no Acre deve atingir 150 mil/Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde lançou esta semana, a Campanha de Vacinação contra a gripe para 2015, que será  iníciada na segunda-feira (04), e segue até o dia 22. Serão disponibilizadas 194,7 mil doses para o estado do Acre, onde a meta é imunizar mais de 155,6 mil pessoas. A vacina imuniza os pacientes contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano, A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.
De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, população carcerária e os funcionários do sistema prisional. Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Para receber a dose é necessário levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, alguns sintomas podem se manifestar após a aplicação vacina, como dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. Entretanto, destaca que os sintomas são raros, considerados benignos e os efeitos costumam passar em 48 horas. De acordo com o órgão, a vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui