Adesão a programação de combate ao desmatamento é prorrogada

Foto: Recorte

Cidades que pretendem aderir ao programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia ainda têm tempo. O prazo foi prorrogado até 31 de maio.


Con o programa, 70 cidades consideradas prioritárias podem participar da política nacional que prevê investimentos de R$ 730 milhões. A iniciativa pretende aumentar o controle e o monitoramento das queimadas e desmatamento na Amazônia e promover a regularização fundiária e ambiental, além de recuperar a vegetação nativa e apoiar a produção sustentável.

Para participar, é necessário que a prefeitura assine um termo de pactuação com a União. Também será necessário elaborar um programa de trabalho alinhado ao Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, atualizado em sua quinta fase em junho do último ano.

Após a adesão, as cidades receberão um aporte de recurso inicial para fortalecimento da capacidade de implementação e monitoramento das ações. Caso ainda não possuam secretaria municipal de meio ambiente e corpo técnico para acompanhamento das políticas públicas, as cidades deverão implementar as mudanças.

De acordo com o governo federal, até 2026 é prevista a criação de escritórios de governança nos municípios que confirmarem adesão. Haverá apoio para viabilizar ao menos mais 30 brigadas municipais de prevenção e combate a incêndios florestais.

Artigo anteriorDupla é metralhada no bairro Monte das Oliveiras e morre no SPA do Galiléia
Próximo artigoA volta por cima do governador e os paparicos – por Carlos Santiago

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui