Afeganistão: deslizamento de terra deixa mais de 2 mil mortos

Moradores se reúnem no local do deslizamento de terra.
Moradores se reúnem no local do deslizamento de terra.
Moradores se reúnem no local do deslizamento de terra.

O deslizamento de terra registrado na província de Badakhshan, no Nordeste do Afeganistão, deixou mais de 2 mil mortos, confirmou hoje (3) o governador da província, Shah Wali Adeeb.


“Criamos uma comissão para identificar as vítimas e atender às famílias”, disse o governador, acrescentando que as equipes de resgate recolheram mais de 300 corpos e que “muitos continuam debaixo de quilos de lama e pedras”.

Adeeb advertiu que um dos problemas para identificar as vítimas de sexo feminino é que na cultura afegã as famílias não registram o nome das mulheres pelo apelido, como muitas são conhecidas.

O governador informou ainda que dois helicópteros partiram de Cabul para colaborar nos trabalhos de resgate “que, até o momento, não tiveram muito êxito” porque as máquinas disponíveis não servem para esses casos. “Algumas casas estão a 30 metros de profundidade”, explicou.

Cerca de 700 famílias foram transferidas para uma área segura, onde passaram a noite em tendas de campanha.

O deslizamento de terra ocorreu no distrito de Argo, em uma região pobre localizada em área montanhosa que faz fronteira com o Paquistão, a China e o Tajiquistão.

Em declarações nessa sexta-feira (2) ao canal de televisão afegão Tolo News, Shah Wali Adeeb tinha admitido que o número de mortos poderia chegar a 2.500, lembrando que 300 casas ficaram soterradas.

O governador adiantou que apenas oito pessoas tinham sido resgatadas dos escombros.

*Com informações da Agência Lusa

Artigo anteriorFNDE prorroga prazo para prestação de contas da alimentação escolar
Próximo artigoParintins está em alerta máximo por causa da cheia do Rio Madeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui