Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno

Foto: Reprodução

O leite materno é perfeito para a nutrição e necessidades imunológicas do bebê e ajuda a prevenir infecções, reduzindo a mortalidade infantil. A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo ainda para a segurança alimentar de toda a família.


O leite materno tem todos os nutrientes que o bebê necessita, inclusive água e anticorpos. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade. E combinado a outros alimentos, até os dois anos ou mais.

Para muitas mães, a amamentação ocorre naturalmente, sendo para outras um desafio. Especialistas alertam que, apesar das dificuldades que podem ocorrer, é preciso insistir o tempo que for necessário para o sucesso da amamentação.

Para incentivar o aleitamento materno, a Prefeitura de Manaus realiza neste mês o “Agosto Dourado”, campanha que destaca a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável dos bebês. A mobilização acontece em unidades de saúde, nas comunidades e em ambientes virtuais e destaca a necessidade de apoio de todos os envolvidos na cadeia de amamentação: pais, profissionais de saúde em suas diversas áreas de atuação, família, governos, empregadores, a comunidade, entre outros.

A ideia da mobilização é mostrar que todos podem ajudar e contribuir para o desenvolvimento de crianças saudáveis. Aos pais, a campanha reforça a necessidade de buscarem informações a respeito da amamentação ainda durante a gravidez, além da importância das medidas de manutenção, proteção e fortalecimento do aleitamento materno.

Nas unidades de saúde serão intensificadas orientações com os próprios trabalhadores e servidores sobre o acolhimento, apoio, instruções e indicações de profissionais necessários para o sucesso do aleitamento.

O apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas. Apoie você também. No colo da vida, o presente vem do coração.

Artigo anteriorAgeman fiscaliza funcionamento do Zona Azul no Vieiralves
Próximo artigoLuciano Huck manda recado para Bolsonaro 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui