Aleam concorre a Prêmio do Legislativo Nacional

Foto: Laércio Sousa

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concorre ao Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), nas categorias Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. Os vencedores do concurso serão conhecidos na sexta-feira (22), no encerramento da 23ª Conferência da Unale. O evento se inicia nesta quarta-feira (20), em Salvador (BA).

A Unale é a entidade que reúne legisladores de todas as Assembleias do país, compartilhando experiências e discutindo políticas públicas que possam melhorar a qualidade da vida da população.

Em 2019, a Aleam está na disputa com dois programas desenvolvidos pela Diretoria de Assistência Social: o Assembleia Viva, na categoria Atendimento ao Cidadão, e o Doador Legal, na de Projetos Especiais.

Para o presidente da Aleam, deputado Josué Neto, a participação do Parlamento em certames como o Prêmio Assembleia Cidadã é o reflexo positivo da atuação da 19ª Legislatura. Segundo Josué, independentemente do resultado final todos os deputados e servidores da Casa já podem se considerar vitoriosos pelos êxitos dos programas sociais realizados pela Assembleia. O parlamentar expressou gratidão aos servidores pela integração e o empenho para concretizar as iniciativas e ações cidadãs direcionadas ao bem-estar social de pessoas que se encontram em situação de necessidade. Na avaliação dele, o comprometimento de todos, de coração, é uma grande prova de amor ao próximo.

A diretora de Assistência Social da Casa, Eliane Ferreira da Silva, informou que, para competir nas modalidades, cada participante teve de apresentar projeto contendo os objetivos de cada programa, bem como proposta de ampliação do mesmo com o recurso decorrente da premiação, no valor de R$ 20 mil por categoria.

Foto: Laércio Sousa

A categoria Atendimento ao Cidadão premiará o melhor trabalho voltado a iniciativas e ações que levem diretamente atendimento ou serviço, prestado pela Assembleia Legislativa, ao cidadão. Neste sentido, a Aleam está no páreo com o programa Assembleia Viva, mantido pela doação voluntária dos servidores. Na prática, o programa recebe os recursos doados pelos servidores do Parlamento. O dinheiro arrecadado é destinado à compra de bens e produtos que são encaminhados a instituições filantrópicas que atuam em favor da cidadania, assistência social, saúde, esporte, música, cultura e lazer.

De acordo com a presidente da Comissão Gestora do Programa Assembleia Viva, Karina Lago Coimbra Brilhante, atualmente, mais de quinhentas pessoas estão cadastradas como doadoras. Na avaliação de Karina, a iniciativa tem uma abrangência que vai além da cidadania, “podendo beneficiar programas com viés inclusivo e também instituições do interior do Amazonas”.

A categoria Projetos Especiais, por sua vez, premiará o melhor trabalho que trate diretamente da vida do cidadão, fora das ações de rotina do parlamento. Desta forma, a Aleam está forte na “briga” com o seu programa Doador Legal, que é executado por meio da parceria entre o Poder Legislativo e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). O objetivo do trabalho é formar um banco de doadores de sangue dos servidores da Aleam e seus dependentes.

O Doador Legal realiza ações de coleta de sangue nas dependências da Casa, com o Hemoam fornecendo equipamentos e técnicos. Para ter-se ideia de sua importância, apenas em uma edição, no primeiro semestre deste ano, foram feitas coletas em 118 doadores.

Conforme a diretora Eliane Ferreira, trata-se de um programa que contribui com algo que é muito mais importante, que é salvar vidas de quem precisa de sangue.

Esta é a primeira edição do Prêmio Assembleia Cidadã, cujo objetivo é incentivar projetos que trabalhem a humanização do serviço público e do Poder Legislativo, contribuindo, assim, com a promoção de políticas públicas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos Estados, em consonância com a modernização dos serviços legislativos prestados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui