Amazonas investe na compra de produtos da agricultura familiar indígena

Foto: Divulgação/FEI

Na tarde da última terça-feira (25/08), a Fundação Estadual do Índio (FEI), por meio de seu Departamento Indígena de Desenvolvimento Sustentável (DDS), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Desporto, esteve presente na assinatura de Termo de Contrato com agricultores e empreendedores de base familiar rural indígena, na zona rural de Autazes (a 113 quilômetros da capital) para Aquisição de Gêneros Alimentícios pelo Governo do Estado.


Foto: Divulgação/FEI

Foram três produtores selecionados das comunidades Correnteza e São Félix, localizadas nos Km 64 e 92 da rodovia AM-254. A FEI atuou no assessoramento técnico aos produtores indígenas, com orientações, organização de documentos para habilitação e elaboração de projeto, e ainda fará acompanhamento até a entrega dos produtos ao estado, bem como na prestação de contas.

Para o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, o acompanhamento feito pela fundação foi positivo. “A aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, além de fortalecer a agricultura, também priorizará os meios de produção local por meio da comercialização dos produtos para o governo estadual”, explicou o diretor.

Foto: Divulgação/FEI

Com a assinatura do contrato, o Governo do Estado poderá comprar gêneros alimentícios para escolas indígenas do interior, diretamente da Agricultura Familiar. Os recursos são provenientes do Orçamento da União, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto.

“Gostaria primeiramente de ressaltar a importância desse contrato feito com o Governo do Estado porque, além de promover distribuição de renda dentro das nossas comunidades, irá fornecer o alimento para nossas escolas indígenas, e nossa agricultura será valorizada dentro do município de Autazes”, finalizou o cacique Tato Muro, da comunidade São Félix.

Artigo anteriorCatadores acham mais de R$ 35 mil em cofre descartado pela Polícia Civil
Próximo artigoConheça o Bico-de-tamanco ave capaz de decapitar um crocodilo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui