Amazonastur capacita prestadores de serviços para a temporada de pesca em Barcelos

Foto: Geizyara Brandão/Amazonastur

A temporada de pesca, que compreende o período de setembro a março, é a mais aguardada pelo setor turístico de Barcelos, conhecida como a capital internacional da pesca, recebendo cerca de 10 mil turistas. Para preparar os prestadores de serviços para a recepção dos visitantes, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realiza, nos dias 08 e 09 de agosto, o Workshop “Bem Receber”.


De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, a entrega do aeroporto no município totalmente reformado e ampliado pelos governos estadual e federal, em fevereiro deste ano, possibilita a chegada de um maior número de visitantes. Por isso, o trade turístico precisa estar preparado com atendimento de qualidade.

Foto: Geizyara Brandão/Amazonastur

“Estamos realizando mais um programa de capacitação, um programa de interiorização da qualificação pela Amazonastur. Barcelos tem uma temporada de pesca muito forte e esse ano promete, então a gente vem trabalhando forte o trade para receber esse turista no interior do estado”, afirmou o presidente.

Sampaio também destaca o plano de expansão regional da empresa Azul em parceria com o Governo do Estado, que trouxe o voo inédito entre a capital amazonense e o município desde maio deste ano, fomentando ainda mais o turismo na região.

Para o turismólogo Vadilson Gonçalves, o workshop “Bem Receber” veio em um momento propício, já que antecede a temporada de pesca. “A gente espera um fluxo muito grande aqui de turistas, de pescadores esportivos do nosso município”, disse.

Foto: Geizyara Brandão/Amazonastur

Metodologia

O workshop é executado pela empresa amazonense com expertise internacional, Singulari Consultoria, que tem atuação focada no desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças. A metodologia envolve duas horas de aulas expositivas e apresenta vídeos, dinâmicas e atividades práticas sobre a qualidade no atendimento ao turista.

Em 2022, o workshop iniciou pelo município de Parintins, Manacapuru, Itacoatiara e Manaus. As próximas edições beneficiarão os municípios do interior em datas que antecedem as grandes comemorações locais como: Festival do Guaraná, em Maués; e a Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo.

Foto: Geizyara Brandão/Amazonastur

Qualificação

Além do Workshop, foram entregues certificados do Cadastur para prestadores turísticos regularizados no Sistema do Ministério do Turismo, e dos cursos da parceria entre o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Amazonastur aos alunos concluintes dos cursos de Agentes de Informações Turísticas, Camareira em Meio de Hospedagem e Espanhol Aplicados aos Serviços Turísticos.

Certificada no curso de camareira, Adailce Moraes, afirma que adquiriu muito conhecimento e vai colocar em prática durante a temporada de pesca. “Barcelos, neste tempo, o que dá mais movimento em termos de dinheiro é o turismo e isso traz muito benefício para nós”, contou.

Artigo anteriorNúmero de adultos com diabetes pode chegar a 643 milhões em 2030
Próximo artigoGoverno encaminha à Aleam projeto que autoriza pagamento do Fundef a professores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui