Após recusa de médicos, enfermeira é nomeada secretária da Susam

Enfermeira é nomeada secretária da Susam

Pouco mais de uma semana depois de exonerar o médico Pedro Elias e anunciar que ele mesmo seria o secretário, o governador José Melo nomeou a enfermeira de carreira Mercedes Gomes de Oliveira como a nova titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).


Não se sabe o certo o que levou o governador a não nomear um médico de carreira ou uma pessoa gabaritada em administração e gestão pública e hospitalar, e optar por nomear uma enfermeira. As informações, são de que nenhum médico ou pessoa mais próximo ao governador aceitou ficar com o “pepino” diante dos escândalos que surgiram na pasta da saúde após a operação “Maus Caminhos”.

Enfermeira é nomeada secretária da Susam

Eis a nota enviada pelo Governo sobre a nomeação:

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nº 33.462, de quinta-feira, dia 9 de fevereiro de 2017, o Governador do Amazonas, professor José Melo, nomeou a enfermeira Mercedes Gomes de Oliveira como secretária de Estado da Saúde (Susam), cargo que estava disponível desde o dia 30 de janeiro, com a saída do médico Pedro Elias, que ficou por um ano em meio à frente da secretaria.

Familiarizada com a pasta, a nova secretária é enfermeira de formação, tendo passado pela gerência, tanto administrativa quanto de enfermagem, de várias unidades de Saúde do Estado. Mercedes já exercia o cargo de secretária executiva adjunta de Atenção Especializada da Capital desde o ano passado.

Funcionária pública de carreira, entre outras funções, Mercedes foi enfermeira chefe do Adriano Jorge, diretora do SPA do Coroado, gerente de enfermagem dos hospitais Platão Araújo, João Lúcio, Adriano Jorge e 28 de Agosto.

Artigo anteriorConcurso de Fantasias e Máscaras terá edição inédita no Teatro Amazonas
Próximo artigoJustiça Trabalhista do AM realiza primeiro leilão público de 2017

10 COMENTÁRIOS

  1. O governador fez uma escolha correta poque um profissional médico e formado para clínica e o enfermeiro não ele também faz acurativa a preventiva na verdade o enfermeiro e preparado para tudo começando que o enf.sempre e gerente e coordenador tada ubs o enf e o coordenador e sempre o médico e coordenado purum enf.

  2. Quanta ignorância, falta de informação e preconceito. Kkkk… chega a ser ridículo. Ao autor da matéria procura aumenos saber quais matérias compõe a grade curricular de graduação de enfermagem.

  3. Que jornal desqualificado! excelente escolha de por uma Enfermeira que estuda 5 anos numa faculdade para tal, e eue possui visão generalista e qualificada para o cuidado!

  4. Eu desconheço pessoa mais preparada para assumir esse cargo..e ao contrario do que diz a reportagem o governador foi muito sensato em nomea-la a esse cargo..a enfermeira Mercedes Santos é uma das enfermeiras da nossa cidade mais bem preparada que conheço..já foi gerente de hospitais de renome e fez execelente trabalho qdo estava na gerencia do 28 de Agosto…é de extremo mal gosto essa citaçao de que precisaria ser somente um medico….

  5. Inadequado e idiota foi esse comentário sobre a capacidade de uma enfermeira em assumir a função de secretária de saúde. Digno de um processo.

  6. Boa tarde. Sou Débora Souza, Enfermeira e Advogada, exijo que se retrate com o absurdo da matéria, querendo diminuir minha amiga que foi nomeada para ser Secretária de Saúde do Amazonas, esse jornalismo de quinta, não deprecie uma pessoa e classe que você desconhece, o que mais tem é médico que queria o cargo, porém, o Governo está cansado de colocar pessoas sem perfil de Gestão, ela sim é mais gabaritada para o cargo.

  7. Vê-se a total falta de conhecimento do jornalista que escreveu essa matéria .
    Uma Enfermeira tem total gabarito pra exercer tal cargo. O mesmo deveria informar-se que a classe que tem por disciplina obrigatória Gestão , além de inúmeros cursos ao qual dispensamos horas , é a Enfermagem e não a medicina .
    Muito infeliz sua matéria.
    Quando falta conhecimento para redigir, se detenha apenas a divulgar o fato!

  8. O jornalista que escreveu essa matéria é no mínimo desinformado. Mas na verdade creio que seja mesmo é maldoso. Ora, a enfermagem é a profissão da área da saúde que mais tem horas de administração em sua grade curricular. E a propósito creio que o enfermeiro seja o profissional mais habilitado a gerir serviço de saúde. Dentro do sistema a enfermagem é maioria é quem segura o SUS. O jornal não deve perder a chance de se retratar com os mais de 1 milhão de profissionais da enfermagem do Brasil por essa lamentável matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui