Na Sessão Plenária da última quinta-feira (22), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada estadual Conceição Sampaio (PP), protocolou projeto de Lei para instituir a “Semana Estadual de Orientação e Conscientização do Vitiligo”.
“O intuito da nossa iniciativa é de criar cada vez mais mecanismos que busquem sensibilizar a sociedade para a questão das pessoas com vitiligo, para ter um tratamento adequado, com as informações necessárias e aceitação por parte de todos”, explicou Conceição Sampaio. Conforme o PL, a “Semana Estadual de Orientação e Conscientização do Vitiligo” no âmbito do Amazonas, visa a promoção e ações públicas ou privadas voltadas para a melhor qualidade de vida das pessoas com vitiligo.
A semana, a ser instituída no calendário oficial do Estado e comemorada na primeira semana de agosto de cada ano, coincide com o dia 1° de agosto, dia em que é celebrado o “Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo”, data de fundação da primeira associação voltada aos portadores de vitiligo. Com a finalidade de chamar a atenção de todos sobre essa doença ainda pouco conhecida e evitar a discriminação e preconceito.
A dermatose, conforme justifica o projeto, caracteriza-se por manchas que acomete a pele, que na maioria dos casos afeta principalmente o lado estético e possui uma intensa repercussão psicológica e social, que pode levar o indivíduo a inúmeros problemas emocionais, desde a baixa autoestima até depressões graves, e outras consequências sociais.