Arena da Amazônia será palco da Copa do Mundo Feminina de 2027

Foto: Divulgação/Sedel

A Arena da Amazônia, em Manaus, foi confirmada como uma das dez sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (17/05), durante o Congresso da Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizado em Bangkok, na Tailândia. Este estádio, que é administrado pelo Governo do Amazonas, já recebeu jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014 e das Olimpíadas de 2016.


O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, expressou seu entusiasmo: “É com grande orgulho e responsabilidade que recebemos a escolha da Arena da Amazônia como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Este é um reconhecimento não só da qualidade de nossa infraestrutura esportiva, que já se provou em eventos de calibre mundial, mas também do compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento do esporte.”

A votação que definiu o país anfitrião do torneio ocorreu no Queen Sirikit National Convention Center, onde 211 representantes dos membros da FIFA participaram. O Brasil concorreu com uma candidatura robusta, disputando contra a candidatura conjunta de Bélgica, Alemanha e Holanda. A escolha do Brasil é histórica, pois marcará a primeira vez que a Copa do Mundo Feminina será realizada na América do Sul.

Sob o slogan “Uma Escolha Natural”, o projeto brasileiro destacou pilares como direitos das mulheres, sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de valorizar os povos originários e as riquezas naturais do país. O legado esperado do Mundial Feminino inclui o fortalecimento do futebol feminino, a capacitação de profissionais e o incentivo ao esporte para as mulheres.

A Arena da Amazônia tem um histórico de sediar grandes eventos. Em 2014, o estádio foi palco de quatro jogos da fase de grupos da Copa do Mundo: Inglaterra vs. Itália, Camarões vs. Croácia, Estados Unidos vs. Portugal e Honduras vs. Suíça. Além disso, também recebeu partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Este estádio continua sendo vital para o desenvolvimento do futebol no Amazonas, oferecendo uma infraestrutura de nível mundial para os times locais e suas torcidas.

Estádios Sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027:

• Arena Castelão (Fortaleza-CE)
• Arena da Amazônia (Manaus-AM)
• Arena de Pernambuco (Recife-PE)
• Arena Fonte Nova (Salvador-BA)
• Arena Pantanal (Cuiabá-MT)
• Beira-Rio (Porto Alegre-RS)
• Mané Garrincha (Brasília-DF)
• Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
• Mineirão (Belo Horizonte-MG)
• Neo Química Arena (São Paulo-SP)

Artigo anteriorHomem é preso em flagrante após agredir companheira no Mutirão
Próximo artigoMédicos recomendam vacinas para atingidos por enchentes no RS, mas enfrentam escassez

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui