Ataque com drone na Crimeia provoca evacuação e breve fechamento de ponte

Foto: Recorte

Um ataque com drone a um depósito de munição na Crimeia levou autoridades a evacuarem uma área com raio de cinco quilômetros e a uma breve suspensão do tráfego rodoviário na ponte que liga a península à Rússia, disse o governador regional instalado por Moscou neste sábado (22).


Sergei Aksyonov afirmou que houve uma explosão em um depósito em Krasnohvardiiske, no centro da Crimeia, mas não relatou danos ou vítimas. Imagens compartilhadas pela mídia estatal mostraram uma espessa nuvem de fumaça cinza no local.

Aksyonov culpou um ataque de drone ucraniano. Não houve comentários imediatos de Kiev.

A Rússia tomou e anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, oito anos antes de iniciar a invasão em grande escala do país.

A breve interrupção do tráfego na ponte da Crimeia, cerca de 180 km a leste do suposto ataque com drone, ocorreu cinco dias depois que explosões mataram duas pessoas e danificaram um trecho da estrada – o segundo grande ataque à ponte desde o início da guerra.

A ponte rodoviária e ferroviária de 19 km é um elo logístico vital para as forças russas e também é muito usada por turistas russos que visitam a Crimeia no verão.

Os russos acusam a Ucrânia de realizar os ataques na ponte. Já as autoridades em Kiev viram as ofensivas com bons olhos, mas sem reivindicar diretamente a responsabilidade.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse na sexta-feira (21) que a ponte era um alvo legítimo, porque era uma rota de abastecimento militar para a Rússia.

“Esta é a rota usada para alimentar a guerra com munições e isso está sendo feito diariamente”, destacou.

A Rússia está em alerta máximo para incidentes na ponte, e um canal oficial do Telegram diz às pessoas para não entrarem em pânico em caso de alarme.

Em mais um sinal de preocupação com a segurança na Crimeia, Oleg Kryuchkov, um conselheiro de Aksyonov, alertou as pessoas para não postarem imagens de infraestrutura crítica na internet.

Ele solicitou às pessoas que conheciam os autores dessas postagens a denunciá-las ao Ministério do Interior ou ao serviço de segurança do FSB.

“Lembre-se de que um vídeo postado na web de instalações militares ou outras instalações críticas é trabalho para o inimigo”, colocou.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorEscolas terão horário diferenciado nos dias de jogos do Brasil na Copa de Futebol Feminina
Próximo artigoTreinadora amazonense é convocada para Seleção Brasileira de Atletismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui