Barco do Ipem funciona como hospital flutuante no Careiro da Várzea

Foto: Reprodução

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou, nesta segunda-feira (24/05), o funcionamento do hospital flutuante em Careiro da Várzea, na Região Metropolitana de Manaus. O município, localizado na Calha do Baixo Solimões, é afetado pela subida do rio e recebeu as ações da Operação Enchente 2021.


Por determinação do governador Wilson Lima, a Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) chegou ao município na madrugada da última sexta-feira (21/05) e foi adaptada para fazer o atendimento hospitalar da população.

Foto: Diego Peres/Secom

A cheia ainda não invadiu a unidade hospitalar do município, mas a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) constatou que o sistema de esgoto já estava comprometido. Por conta disso, a adaptação da unidade fluvial do Ipem em hospital foi antecipada.

Há uma sala de observação, uma sala de medicação e consultório médico. A ampliação dos serviços ocorrerá se a unidade do município alagar, o que ainda não ocorreu.

Maria das Neves foi uma das pacientes atendidas no barco hospital. O laboratório da policlínica do município já foi transferido para o barco. Maria entregou amostras e coletou sangue para exames de rotina. Ela lembrou que com os riscos que a cheia oferece, é importante não descuidar da saúde.
O atendimento de urgência já está sendo feito na unidade fluvial. Os atendimentos ambulatoriais estão sendo feitos em uma Unidade Básica de Saúde (UBSF) municipal, uma parceria com a prefeitura do município.

Aos prefeitos, o governador tem solicitado que a vacinação contra a Covid-19 não seja suspensa, mesmo com as dificuldades impostas pela cheia. Careiro da Várzea já recebeu 30.692 doses de imunizantes contra a Covid-19, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Artigo anteriorProvas do Vestibular UEA serão aplicadas no próximo domingo
Próximo artigoPromover a Geração de Emprego e Renda é prioridade, diz Roberto Cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui