Bebianno cai e coloca Bolsonaro em maus lençóis

Bebianno cai e coloca Bolsonaro em maus lençóis - Foto: Divulgação

Após uma intensa crise política envolvendo denúncias de candidaturas laranjas no PSL e acusações feitas por seu filho Carlos, o presidente Jair Bolsonaro decidiu exonerar Gustavo Bebianno, até então ministro da Secretaria-Geral da Presidência.


A saída deverá ser formalizada na próxima segunda-feira (18), mas já foi decidida em uma reunião entre Bebianno, Bolsonaro e outros ministros.

O ideal teria sido o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Bebianno entrarem em acordo e a crise ser superada com todos em seus empregos e trabalhando pelas reformas. Mas esse é o mundo ideal.

No mundo real, Bolsonaro tem a primeira baixa em seu ministério com 45 dias de governo. Dizer que o Presidente perde um Ministro talvez soe forte, já que ele próprio endossou a fritura de seu ministro iniciada por seu filho no Twitter.

É difícil encontrar forma de ver como Bebianno fora do governo seria positivo. Hamilton Mourão, Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e várias outras personalidades defenderam o ministro entre ontem e hoje. Não é pouca coisa.

Bebianno cai e coloca Bolsonaro em maus lençóis – Foto: Divulgação

É uma certeza que a mídia e adversários do governo começarão a testar e especular o quão vocacionado para o silêncio é o futuro ex-ministro.

Se o foco dos cálculos políticos dentro e fora do governo tem a ver com aprovar a reforma da previdência, não pode ser positivo demitir em processo tão controverso alguém endossado pelos aliados no Congresso.

Se o foco são reformas, faltou então um toque mais cirúrgico na operação de demissão do Ministro para que as atenções não fiquem dispersas.

O assunto do fim de semana será a crise, não a discussão da reforma. Difícil ver o lado positivo deste processo, portanto.

O governo criou sozinho uma crise para chamar de sua. A continuar – não imaginamos que continuarão – desse jeito, a oposição do PT será até supérflua no longo prazo.

Fonte: Info Money

Artigo anteriorMaju diz não temer ataques racistas na bancada do ‘Jornal Nacional’
Próximo artigoPrefeito empossa oito novos procuradores da PGM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui