Bioeconomia e Startups poderão contar com recursos de P&D

Foto: Divulgação
A pauta da 52ª reunião ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), realizada na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) na tarde de ontem (12), incluiu, entre outros assuntos, a discussão de novas resoluções que ampliam as possibilidades de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no âmbito da Lei de Informática na Zona Franca de Manaus.


Atualmente, são classificados como programas prioritários para o Capda os de Economia Digital, Biotecnologia e Formação de Recursos Humanos. Na reunião, porém, foi apresentada a proposta de mudar a temática de “Biotecnologia” para “Bioeconomia”. “Fizemos um diagnóstico do histórico de captação de investimentos em biotecnologia e percebemos que ele poderia ser maior se o escopo também fosse ampliado. A bioeconomia abrange diferentes soluções para o desenvolvimento sustentável, na qual se inclui a própria biotecnologia e muitos outros aspectos ligados à Amazônia”, explicou o secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, que coordena o Capda.
Foto: Divulgação
Recursos Humanos
Durante a reunião também foi apresentada a avaliação de desempenho da Escola de Enfermagem de Manaus, que foi aprovada e manteve seu credenciamento junto ao Capda, bem como a habilitação da Fundação Muraki para coordenar o programa de Formação de Recursos Humanos. A SUFRAMA vem garantindo agenda com instituições como IEL, FIEAM e CIEAM, por exemplo, para que os empresários possam apresentar suas demandas na área de capacitação, o que deve otimizar a aplicação dos recursos na formação do capital intelectual para o mercado.
“Ficamos felizes com a habilitação e já adiantamos que temos, pelo menos, dez empresas interessadas em qualificação para a área de tecnologia, desde o ensino técnico até demandas de pós-graduação”, anunciou o diretor executivo da Muraki, Paulo Alcântara.
A próxima reunião do Comitê, que deve ser a última deste ano, está marcada para dezembro e deverá marcar um novo momento, em que a participação de membros do Capda via conferência digital poderá ser contabilizada para efeito de quórum na aprovação de novas resoluções.
Artigo anteriorMDIC busca apoio da Fapeam na elaboração do Sinapse da Inovação 2018
Próximo artigoCircuito Brasileiro de Overground BMX, acontece pela primeira vez em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui