Blitz do TCE-AM realiza primeira inspeção em escola pública após denúncias

Foto: Filipe Jazz

A equipe do Blitz TCE realizou, na manhã desta sexta-feira (15), a primeira inspeção no âmbito da educação pública desde o lançamento do programa. Dez auditores técnicos estiveram na Escola Estadual Solon de Lucena, localizada na avenida Constantino Nery, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.


Conforme a chefe do Departamento de Auditoria em Educação do TCE-AM, Adrianne da Silva Freire, o objetivo da visita surpresa teve como foco apurar denúncias recebidas pelos canais de comunicação do Blitz TCE por supostas irregularidades, entre elas a de que obras inacabadas estariam obrigando um sistema de rodízio de aulas, forçando a instituição a utilizar o sistema de ensino híbrido em algumas turmas.

“Diante da gravidade da situação, desses indícios de que os alunos estavam tendo prejuízo nas aulas, entendemos necessário acionar a Blitz e virmos até aqui com a equipe do Tribunal e constatar que realmente há um modelo híbrido sendo utilizado devido a uma manutenção em andamento em algumas salas de aula da instituição de ensino”, afirmou a chefe de departamento.

Ainda segundo Adrianne Freire, a gestora em exercício da escola relatou que durante a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado, foi constatado que seria necessário também uma reforma no sistema de fiação elétrica da escola, demandando assim mais tempo para a finalização do procedimento, o que explicaria a necessidade de alguns alunos ficarem em sistema híbrido, assistindo as aulas em casa pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação.

“O que a gente quer aqui, com a Blitz, é que as aulas voltem ao normal, que todas as salas venham a operar, que os alunos tenham aulas de forma presencial. Fizemos toda a coleta de dados, agora a gente vai se reunir, emitir um relatório, adotando todos os procedimentos adequados para fomentar e incentivar os gestores a resolver a situação dessa escola”, concluiu.

Também durante as inspeções, os integrantes da equipe fiscalizaram desde a infraestrutura da escola, entre salas de aula, banheiros, cantina e áreas comuns, até a disponibilidade de alimentos no depósito, entre outros.

Escola Estadual Solon de Lucena

Construída em 1954, a escola possui hoje mais de 2,5 mil estudantes divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno, comportando ainda 147 professores e 37 demais servidores atuando no local, que conta com 27 salas de aula em 5.998 metros quadrados.

Blitz TCE

O programa Blitz TCE é desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, e visa possibilitar a adoção de medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos.

Anteriormente, os agentes do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) estiveram em quatro diferentes unidades de Saúde.

Denúncias podem ser feitas por WhatsApp, por meio do número +5592991995518 ou pelo e-mail [email protected].

Artigo anteriorAdaf inicia primeira etapa da última campanha de vacinação contra febre aftosa
Próximo artigoVila Olímpica recebe 1ª Etapa Indoor do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui