


O fim de semana foi marcado por jogadas surpreendentes e a bola rolando em campos de diferentes áreas da cidade com a realização da quinta edição da Copa dos Bairros, evento promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
Iniciado no sábado (26), com o jogo entre os times do Bairro Novo e Novo Aleixo, no Estádio Carlos Silva, também conhecido como Campo do Padeiro, Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital, ocorrido às 14h00, o torneio possui 208 equipes inscritas, formadas por moradores de todas as zonas da cidade, totalizando, aproximadamente, a participação de 5,2 mil jogadores.
De acordo com o coordenador da Copa dos Bairros pela Semjel, Thiago Durante, a cada edição o evento vem se consolidando no calendário esportivo da cidade. “Acompanho essa evolução desde o início e percebo que hoje os times estão mais preparados. Hoje, dispomos de uniformes com alta tecnologia, confortáveis, mais leves e que favorecem a transpiração dos jogadores e árbitros. O avanço nesses fatores influencia significativamente na qualidade do torneio”, garantiu.
Outra novidade reservada para esta edição é a criação da categoria Master, que dará oportunidade para o grupo de jogadores que não se enquadra na faixa etária principal. “Criamos a categoria Master para comemorarmos cinco anos de sucesso da Copa dos Bairros. Além disso, é uma forma de dar oportunidade aos amantes do futebol com idade igual ou superior a 40 anos”, declarou o secretário da Semjel, Elvys Damasceno.
Ao todo, 144 times disputam a categoria principal e 64 estão inscritos na Master. Todas as associações esportivas participantes estão recebendo uniformes e equipamentos patrocinados pela Prefeitura de Manaus, segundo Thiago Durante. Ele declarou ainda que a competição é supervisionada de acordo com as Regras Internacionais que regem a modalidade, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Código Disciplinar Específico e Código Brasileiro Disciplinar de Futebol.
Para o dirigente do time que representa o bairro Colônia Oliveira Machado, Redson Renato, 32, o grupo, que foi vice-campeão em 2012, espera fazer uma boa competição e conquistar o título este ano. “Intensificamos os treinos nos últimos três meses. Estamos preparados tanto tecnicamente quanto taticamente. Agora só nos resta mostrar serviço em campo e brigar por esse título”, disse.