Boletins produzidos na UEA analisam dados da indústria de transformação do PIM

Fotos: William Rezende/Secom

Ajudar a sociedade com informações sobre os preços dos combustíveis e dados sobre o Polo Industrial de Manaus. Com esse intuito a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou, nesta terça-feira (4), o “Boletim Econômico da Indústria de Transformação do PIM” e o “Boletim Econômico dos Combustíveis do Amazonas”. As publicações foram produzidas pelo Observatório do PIM e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia (Nepe), respectivamente, ambos da UEA.


O “Boletim Econômico da Indústria de Transformação do PIM” reúne dados e análises sobre a inflação, desempenho da indústria de transformação do PIM, Índice de Confiança do Empresário Industrial do Amazonas (ICEI-AM) e demais indicadores da economia. Já o “Boletim Econômico dos Combustíveis do Amazonas” reúne dados e análises sobre o comportamento da demanda e oferta de combustíveis (gasolina, diesel) no Amazonas e no Brasil.

Fotos: William Rezende/Secom

De acordo com o coordenador do Nepe, Neuler Almeida, a apresentação dos boletins é um pontapé inicial de pesquisas e análises. “No Boletim Econômico, pegamos os dados secundários divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, analisamos como o preço está se comportando em relação à demanda e oferta de combustível em Manaus e um panorama no Brasil e disponibilizamos no Boletim”, explicou.

O “Boletim Econômico da Indústria de Transformação do PIM”, produzido pelo Observatório do PIM, terá publicação trimestral. Já o “Boletim Econômico dos Combustíveis do Amazonas”, produzido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia (Nepe), terá publicação mensal. Ambos serão disponibilizados de forma online no observatoriopim.com.br/ e no https://nepe-economia.wixsite.com/nepe

Fotos: William Rezende/Secom

Assessoramento – O estudante de Ciências Contábeis, Bruno de Melo Ruiz, salienta que a participação dos alunos na produção de conteúdo dos boletins é uma atividade de assessoramento dos professores. “Pegamos as variáveis macroeconômicas e de conjuntura e, assim, interpretamos para que disponibilizemos as informações com uma linguagem melhor tanto para a indústria e comunidade em geral”, destacou. Ruiz explicou que o objetivo é futuramente fazer previsões econômicas, à medida que o banco de dados esteja mais completo.

Nova publicação – O Nepe está organizando o Boletim de Conjuntura Rural e Ambiental do Amazonas para divulgação no mês de setembro. “Vamos pegar uma série de indicadores para servir de base para pesquisas e fomentar a sociedade com informações”, adiantou o coordenador do Nepe, Neuler Almeida.

 

 

Artigo anteriorVereadores de Tabatinga derrubam veto sobre a lei auxilio estudantes
Próximo artigoCorpo de soldado é encontrado por vizinhos em sua residência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui