Brasileiro vive de ‘bico’ e ganha cada vez menos no rico Brasil dos acionistas

Subemprego é recorde no Brasil, algo em torno de 38 milhões de brasileiros vivem de 'bicos' para sobreviver - foto: recorte

Fenômeno é resultado da precarização do trabalho, produzida pela destruição de empregos


Fenômeno é resultado da precarização do trabalho, produzida pela destruição de empregos causada pela Lava Jato e pela reforma trabalhista do governo golpista de Michel Temer.

A destruição de empregos provocada pela Operação Lava Jato e a reforma trabalhista implementada pelo governo golpista de Michel Temer, e mantida por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, produziram um fenômeno previsível: os brasileiros, estão cada vez mais, vivendo de “bicos”, ganhando cada vez menos.

Por sua vez, o desemprego bate recorde diante da pandemia e atinge mais de 14 milhões de brasileiros, diz IBGE – foto: G1

A precarização do trabalho por conta própria, o popular ‘bico’, avança a passos largos, como reflexo do desemprego elevado e do fraco desempenho da economia.

Entre o segundo trimestre de 2019 e o segundo deste ano, aumentou em mais de 2 milhões o número de brasileiros, sem carteira assinada ou qualquer vínculo formal, com remuneração máxima de um salário mínimo por mês (R$ 1,1 mil).

No segundo trimestre de 2019, esse contingente representava 48,2% dos trabalhadores que atuavam por conta própria. Hoje, já é mais da metade (55,6%)”, aponta reportagem da jornalista Márcia de Chiara, publicada no Estado de S. Paulo.

Atualmente, esse grupo soma mais de 25 milhões de pessoas, ou 28,3% dos ocupados. No período analisado, 709,5 mil começaram a exercer atividade nessa condição.

Também o número de brasileiros com curso superior trabalhando por conta própria cresceu no período – em 643,6 mil pessoas, informa a jornalista.

Assine o 247apoie por Pixinscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

 

Artigo anteriorWilson Lima e David Almeida assinam convênios de R$ 155 milhões para recapeamento de ruas
Próximo artigoO que é upcycling e por que apostar em peças únicas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui