O que é upcycling e por que apostar em peças únicas?

Foto: Divulgação

O upcycling surge como alternativa diante de um mundo que ainda está longe de ser sustentável: na moda, a fabricação têxtil é uma das mais prejudiciais ao meio ambiente


O tema da sustentabilidade no universo da moda nunca esteve tão presente. Atualmente, quase 90% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis. É justamente neste contexto que surge o upcycling, se revelando como alternativa de um consumo mais consciente.

De forma simplificada, o upcycling trata-se do processo de criação de novos itens a partir de materiais já existentes. Ou seja, essa técnica tem o objetivo de reaproveitar o material original, de forma a prolongar a vida útil deste produto. Os grandes diferenciais dessa técnica são: o baixo custo, o pouco consumo de energia e a dispensa de componentes químicos.

O upcycling transforma resíduos têxteis em novas roupas, duplicando o ciclo de vida das peças. Do ponto de vista criativo, também agrega novas informações ao produto, que pode ser repaginado de acordo com as tendências do mercado.

Apesar dos avanços, o upcycling surge como alternativa diante de um mundo que ainda está longe de ser sustentável: na moda, a fabricação têxtil é uma das mais prejudiciais ao meio ambiente, isso devido a liberação de toneladas de gases que provocam o efeito estufa e, sem dúvida, pelo descarte indevido e acumulativo de peças de roupas.

Slow fashion X Fast fashion

Além do upcycling, o movimento slow fashion também tem a mesma proposta: fazer com que o consumidor entenda as consequências da produção desenfreada e a importância do consumo consciente e responsável. Ambos combatem o chamado fast fashion, que nada mais é do que o principal modelo adotado atualmente, em que produtos são fabricados, consumidos e descartados rapidamente.

Diante da pandemia de Covid-19, o upcycling e temas de sustentabilidade em relação à moda ganharam ainda mais força, uma vez que os consumidores mudaram seus hábitos de consumo e anseios. De acordo com o relatório Consumidor do Futuro 2023, entre estratégias transculturais, fomento à diversidade e uso da tecnologia como ferramenta de venda e integração, a sustentabilidade é um tema forte e em crescimento.

Por que apostar em peças únicas é um bom negócio?

Os consumidores, entendendo a percepção de que o mundo mudou, desejam apoiar marcas que auxiliem a transformação do setor têxtil em uma indústria ecologicamente e socialmente responsável. Justamente, por isso, movimentos que colaboram com a não agressão do meio ambiente estão em alta, como o upcycling.

Com um maior foco em cadeias produtivas responsáveis, a iniciativa de reutilizar estoques e criar novos produtos a partir de itens já existentes é extremamente interessante e benéfica, além de que peças de vestuário exclusivas e limitadas carregam um valor ainda maior para os consumidores modernos.

Vale ainda reforçar, por fim, que o upcycling também é uma ótima ação para momentos de incerteza econômica, pois toda sua confecção é realizada a partir de estoques parados e peças antigas.

Artigo anteriorBrasileiro vive de ‘bico’ e ganha cada vez menos no rico Brasil dos acionistas
Próximo artigo5 concursos abertos com salário acima de R$ 10 mil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui