Caipira na Roça é vencedora do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas

Quadrilha junina participou de disputa nacional no último final de semana, em São Luís (MA)/Foto: Iane Moreno-Proa image

A melhor quadrilha junina do Brasil é do Amazonas! A amazonense Caipira na Roça foi eleita vencedora do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas 2017, realizado no último final de semana em São Luís (MA), superando representantes de outros 17 Estados e do Distrito Federal. O grupo tem mais de 40 anos de tradição nas comemorações juninas no Amazonas, e sua participação na disputa nacional teve apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, no custeio de passagens aéreas para o traslado entre Manaus e a capital maranhense.


As vencedoras do Campeonato Brasileiro foram anunciadas na noite de domingo (27), com a Quadrilha Junina Caipira na Roça conquistando o título de campeã do torneio nacional, à frente de Raízes Culturais, do Amapá, em segundo lugar; Elite do Cerrado, de Goiás, em terceiro; e Pau Melado, do Distrito Federal, em quarto.

“Quando anunciaram que a quadrilha ‘mais cotada’, que já tem sete títulos no Brasileiro, havia ficado em quarto lugar, nossa expectativa foi para 100%. No final, estava entre Amazonas e Amapá, e quando este foi anunciado em segundo lugar, foi o momento de explosão: o pessoal começou a comemorar antes do anúncio oficial”, lembra Milene Martins, 36, representante de quadrilha amazonense. “Foi mágico!”.

Quadrilha junina participou de disputa nacional no último final de semana, em São Luís (MA)/Foto: Iane Moreno-Proa image

Com o apoio da Secretaria de Cultura, que garantiu um total de 45 passagens aéreas para a viagem a São Luís, a quadrilha amazonense pôde participar do torneio nacional com pelo menos 20 pares de quadrilha, além de coordenadores e de um apresentador mirim.

O apoio da Secretaria à Caipira na Roça reforça o compromisso da pasta com todas as formas de manifestação artística e cultural, do folclore à ópera, da capoeira ao audiovisual, entre outras. No âmbito da Cultura Popular, as ações do órgão incluem apoio a eventos – entre eles o Carnaval e os festivais folclóricos do Amazonas e de Parintins –, pesquisa de manifestações populares e outras atividades relacionadas.

Foto: Ione Moreno-Proa image

Trajetória campeã – No Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas 2017, a Caipira na Roça vestiu suas chitas, retalhos e fitas para disputar com concorrentes de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. Todas as concorrentes, mais a campeã de 2016, Eita Junino (RR), apresentaram-se na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís.

A trajetória da Caipira na Roça em direção ao título nacional começou com a vitória na última edição do Festival Gonzagão de Manaus, em julho passado. O evento é promovido há três anos pela União Amazonense de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos (UNAQJ), filiada à Confederação Nacional do segmento (CONAQJ), responsável pela disputa nacional, realizada em diferentes cidades a cada ano.

Foto: Divulgação

Esta é a segunda participação da Caipira na Roça no Campeonato Brasileiro. Em 2014, o grupo amazonense marcou presença na disputa, ficando em décimo lugar.

Tradição junina – A história da Quadrilha Junina Caipira na Roça iniciou no Alvorada, onde o grupo folclórico surgiu, em 1975, pela iniciativa de D. Rosa Tananta e seus familiares, moradores do bairro. Então, com o nome de Quadrilha São João, o grupo se dedicava a brincar nos arraiais e nas igrejas da comunidade, animando as comemorações da temporada junina.

Em 1992, D. Rosa repassou o comando do grupo folclórico a seu irmão mais novo, Eliomar Tananta, e a outros três coordenadores, entre eles o atual presidente, Márcio Soares. A quadrilha foi rebatizada com o nome que mantém até hoje, e passou a disputar com outros grupos no Festival Folclórico do Amazonas. Pertencente à Categoria Ouro, a Caipira na Roça já acumula 14 títulos de quadrilha campeã no festival, e ficando sempre entre as três primeiras colocadas nos demais anos.

A Caipira na Roça hoje reúne 32 pares de quadrilha, e segue animando as temporadas juninas em suas apresentações em Manaus e em outras cidades do Estado, além de movimentar a vida da comunidade do Alvorada. “Nossa quadrilha é conhecida como quadrilha casamenteira: entrou, casou, constituiu família. Tem muitos casos desses lá!”, revela Milene, divertida.

 

Artigo anteriorColégio Martha Falcão lança cursos técnicos na área de tecnologia
Próximo artigoPrédio explode na zona central de Houston, nos Estados Unidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui