Câmara de São Paulo de Olivença é orientada a adotar registro de ponto e proibir nepotismo

São Paulo de Olivença - Foto: Facebook/@carvalhoosimone

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de São Paulo de Olivença, expediu a Recomendação nº 263.2024.000034 à Câmara Municipal da cidade para que instale um registro de ponto para o controle de frequência de servidores da Casa e que evite contratar parentes, de até terceiro grau, afastando a prática de nepotismo.


A medida ocorre após a instauração de uma Notícia de Fato, que apurou denúncias envolvendo a nomeação da filha e da esposa do presidente do Poder Legislativo para os cargos em comissão de controladora interna e chefe do departamento de pessoal, respectivamente. Durante as investigações, constatou-se também a ausência de controle de frequência.

De acordo com a promotora de Justiça Kyara Trindade Barbosa, titular do município, as servidoras (mãe e filha) já foram exoneradas após o Ministério Público requerer informações sobre o caso de nepotismo e, por isso, agora, com a recomendação, busca-se vedar a prática do nepotismo na cidade.

“As devidas circunstâncias motivaram a realização da recomendação tanto para que a Câmara adotasse um sistema de registro de frequência, seja por folha de frequência ou eletrônico, quanto para evitar a prática de nepotismo no órgão”, comentou a promotora.

A ação utiliza como base a Súmula Vinculante 13 da Constituição Federal, que considera violação a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança por autoridade nomeante ou de servidor em cargo de direção e assessoramento.

Após o prazo de 15 dias, em um eventual descumprimento, o MPAM poderá sujeitar o agente público a responder a uma Ação Civil Pública, conforme prevê a Lei Federal nº 7.347/85.

Fonte: mpam

Artigo anteriorDupla é presa com cerca de 34 metros cúbicos de madeira nativa em Manacapuru
Próximo artigoCapacitação em manejo do pirarucu beneficia mais de 80 pescadores na RDS Mamirauá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui