Câmara e Senado formam diligência para ouvir indígenas no Vale do Javari

Foto: Reprodução

Em ação conjunta das Comissões Externas da Câmara e do Senado Federal sobre a situação do Vale do Javari, será realizada nesta quinta (30) diligência aos municípios de Atalaia do Norte e de Tabatinga, no Alto Solimões (AM). E acontecerá por meio de Audiências Públicas e de oitivas nas duas cidades, coordenadas pelo deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) e pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), ambos presidentes das Comissões nas respectivas Casas. Os parlamentares presentes ouvirão indígenas, entidades locais e órgãos públicos que atuam na defesa da região. A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), possivelmente marcará presença nessa diligência.


As Comissões Externas têm a missão de acompanhar, fiscalizar e propor providências no caso dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista do The Guardian, Dom Phillips. Também querem apurar os desdobramentos e a omissão do poder público na garantia da segurança dos povos indígenas na região do Vale do Javari e quais projetos existem para a região, onde se encontra a segunda maior reserva indígena do país, mas que são constantes vítimas da violência, do tráfico de drogas e do garimpo ilegal.

Foto: Reprodução

“Ainda é preciso esclarecer todas as circunstâncias envolvendo os assassinatos de Bruno e Dom, inclusive, com relação a possíveis motivos e mandantes. Por isso, iremos conversar e ouvir as diversas representações indígenas e órgãos federais e estaduais. É mais um crime que revela o abandono da Amazônia pelas autoridades: Funai sucateada, pouca estrutura da PF e na Base Anzol, além da inércia do Conselho da Amazônia. Temos crimes ambientais, ameaças, violência, mortes e muita omissão por parte do Governo Bolsonaro e do governador Wilson Lima, que vêm resultando num estado de barbárie no Vale do Javari”, declarou o deputado Zé Ricardo.

No final da manhã de quinta-feira, acontece a primeira Audiência Pública, no Município de Atalaia do Norte, com representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), do Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas (OPI) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e além de representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU). Já no final da tarde, em Tabatinga, acontecerá reunião com a Força Tarefa responsável pelas investigações dos assassinatos de Bruno Pereira e de Dom Phillips (Polícia Federal, Polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Exército e Marinha, além da Funai e do Ibama).

Dentre os parlamentares que deverão seguir em diligência ao Vale do Javari, estão previstos os deputados federais Zé Ricardo (presidente), Joenia Wapichana (vice-presidente), Vivi Reis (relatora), Erika Kokay, João Daniel e Rodrigo Agostinho. Já dentre os senadores: Randolfe Rodrigues (presidente), Fabiano Contarato (vice-presidente), Nelsinho Trad (relator), Leila Barros e Eduardo Velloso.

Artigo anteriorEduardo Braga ameaça abandonar disputa para o Governo do Amazonas
Próximo artigoMoradores de Boa Vista fazem chapinha dentro de parada de ônibus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui