
Será neste sábado (15), que a Banda do Jangadeiro Bar, com seus frequentadores, fundadores e amigos, faz seu grande desfile no carnaval de rua, a partir das 16h00, no Centro Histórico de Manaus.
Em 2014, em sua 10ª edição, a Banda coloca nas ruas os sete bonecos para homenagear as seleções de futebol que irão atuar na Arena Vivaldo Lima. “Além disso, não faltará a batalha de confetes, relembrando os antigos e memoráveis carnavais na terra de Ajuricaba”, lembrou Mariolino Brito, um de seus fundadores.
A cada ano um tema surge como fruto da observação e discussão democrática entre os fundadores e amigos. E em 2014, não poderia deixar de homenagear o futebol, ano em que a seleção brasileira sai em busca do hexacampeonato mundial.
Localizado na rua Marquês de Santa Cruz, o Jangadeiro Bar, espaço da velha boemia amazonense, se transformou no ponto de referência para estudantes, médicos, advogados, jornalistas e escritores, dentre outros profissionais. Próximo ao antigo Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o bar criou sua banda no ano de 2003 e, de la prá cá tem homenageado em suas edições os povos do Oriente, representados principalmente, pelos comerciantes da área, os portugueses, negros e índios.
É Inegável a contribuição dos que frequentam o Jangadeiro Bar à vida da cidade de Manaus. Além dos diferentes temas explorados nos carnavais passado, sem dúvida, o bar sempre esteve engajado em contribuir para descriminalização da área central da cidade. “A banda é uma união saudável da força do carnaval de rua e da história de um bar que tem a cara da cidade”, disse Petrônio Carvalho, frequentador do Jangadeiro Bar.