Carreira Médica de Estado será debatida em Audiência Pública na ALEAM

Deputado Ricardo Nicolau(PSD) com Mário Viana(Simeam)/Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (22), será realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas, Audiência Pública para debater a Carreira Médica de Estado, que se encontra em fase de regulamentação, numa iniciativa da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), em parceria com o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), a partir das 09h30, no Plenário Ruy Araújo.
De acordo com o deputado Ricardo Nicolau, o enfoque da audiência será discutir as propostas de aplicação da Carreira de Médico de Estado na rede pública de saúde do Amazonas. Desde o ano passado, a carreira está prevista na Constituição Estadual, após a Emenda Constitucional nº 80/2013 ter sido aprovada pelo plenário da Aleam.


Pelos critérios já estabelecidos, a carreira iniciará pelo interior do Estado, a exemplo da carreira jurídica, e o piso salarial dos profissionais seguirá o nacional. Os médicos que aderirem à carreira, obrigatoriamente por meio de concurso público, deverão permanecer no mínimo 4 anos no município onde forem lotados, em dedicação exclusiva.

Para o presidente da Comissão de Saúde, a regulação da carreira poderá solucionar o problema da falta de médicos no interior. “Será uma excelente oportunidade de discutir como a Carreira Médica de Estado poderá sair do papel, garantindo atratividade para os profissionais e permanência nos municípios”, observa Ricardo Nicolau.

Desde abril deste ano, uma Comissão Mista de Estudo composta por membros do Sinteam e das Secretarias Estadual (Susam) e Municipal (Semsa) está desenvolvendo estratégias de aplicação da carreira. A meta é conquistar benefícios diferenciados para que a categoria médica se disponha a se deslocar ao interior, conforma aponta o presidente do Sinteam, Mário Vianna.

“Acreditamos que a regulamentação da Carreira Médica de Estado é um facilitador para a melhor distribuição de médicos no Estado”, defende Vianna. “O Simeam tem por objetivo contribuir com o poder público para buscar soluções definitivas para resolução da questão da assistência de saúde ao povo do interior.”

Participantes

A Audiência Pública terá a presença de entidades médicas internacionais, nacionais e regionais. Estão confirmados representantes da Confederação Médica Latino-Americana (Confemel); Federação Nacional dos Médicos (Fenam); Associação Médica Brasileira (AMB); Conselhos Federal (CFM) e Regional de Medicina (Cremam); Academia Brasileira de Medicina Militar (ABMM); Forças Armadas; sindicatos médicos de todo o país; cooperativas e empresas de especialidades médicas; Susam; Semsa, dentre outros.

Eventos

A Audiência Pública proposta pelo deputado Ricardo Nicolau em parceria com o Simeam faz parte da semana de eventos que inclui a terceira edição do Fórum de Cooperativismo Médico e a quarta edição do Fórum de Cooperativas/Empresas de Especialidades Médicas do Amazonas, realizados nos dias 20 e 21 de maio, respectivamente.

Na sexta-feira, além da Audiência Pública em parceria com a Comissão de Saúde da Aleam, o Simeam fará um evento em comemoração aos 32 de fundação do sindicato e uma solenidade de posse da Nova Diretoria do Simeam para o período 2015/2020. Mais informações estão disponíveis no site www.simeam.org.br.

Artigo anteriorComeço ruim no Brasileiro decreta ‘queda’ de Felipão no Grêmio
Próximo artigoDefesa Civil de Manaus registra 15 ocorrências durante a chuva de hoje

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui